Viveu momentos que considere marcantes ou elucidativos da Revolução de Abril? Guardou esses registos? Então está na hora de fazê-los sair do “baú”. “A Revolução em Imagens” é um pedido de partilha de fotografias. E delas resultará uma exposição que trará as comemorações dos 50 anos do 25 de abril ao Edifício Histórico (Reitoria) da Universidade do Porto.

O que procuramos? Pode ter testemunhado uma situação caricata ou invulgar…. Pode ter vivido um momento especial que associe à data, sem o ser especificamente. O que o fez carregar no botão da câmara fotográfica pode ter ocorrido antes ou depois do 25 de Abril, o importante é que evidencie e amplie esse período crucial da nossa história.

Mas para dar corpo a esta “demanda”, é importante que a comunidade responda ao desafio. Para tal, basta submeter as fotografias – em formato digital –  através da plataforma criada para o efeito, até ao próximo dia 19 de março.

Para que todos possam perceber melhor o que estão a ver, solicita-se que as imagens sejam acompanhadas de uma pequena legenda explicando o local e o contexto. E, claro, da identificação do autor.

As fotografias serão posteriormente reunidas e partilhadas com toda a comunidade através de videowalls que se encontram no Edifício Histórico da Reitoria.

Esta é uma iniciativa dirigida a todos. Aos estudantes que não estiveram lá, mas sabem de algum familiar ou conhecido que esteve, fotografou e guardou. Aos professores e antigos estudantes que viveram o momento e o conseguiram fixar em papel. A quem testemunhou e guardou imagens desses episódios que enformaram a história que passou a ser de todos nós. É essa narrativa captada em imagem que se pretende agora homenagear e ajudar a partilhar.