Há uma nova e abrangente Unidade de Investigação e Desenvolvimento na área da saúde, com sede na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Designada por RISE-Health, a nova Unidade resulta de um processo de fusão que permitiu juntar as duas unidades de investigação da FMUP – o CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e a UnIC – Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular -, o MedInUP – Centro de Investigação Farmacológica e Inovação Medicamentosa (com sede no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – ICBAS) e ainda o CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI).

Esta fusão vai promover “um natural incremento de massa crítica, além de proporcionar maiores sinergias, multi e interdisciplinares, resultando numa grande abrangência científica e num aumento de coesão territorial entre o litoral e o interior do País”, lê-se no comunicado assinado pelos coordenadores das Unidades de Investigação que agora constituem o RISE-Health (Altamiro da Costa Pereira, Adelino Leite Moreira, Patrício Soares da Silva e Luís Taborda Barata) e pelo seu futuro coordenador (Fernando Schmitt).

No final deste ano, a nova unidade de investigação integrará “mais de 500 doutorados” com competências na investigação clínica e de translação, na saúde digital e inteligência artificial, nas biotecnologias e na inovação biomédica, na saúde da comunidade e na investigação em enfermagem.

Em comum, os investigadores do RISE-Health terão a busca por “novos conhecimentos e soluções inovadoras relativamente às doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias, incluindo o cancro”, que constituem causas maiores de mortalidade e de morbilidade, em Portugal.

Abrir caminho para o futuro

Também Pedro Rodrigues, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação da U.Porto, já congratulou a criação da nova unidade que junta os saberes existentes dentro e fora da Universidade: “Esta fusão é pouco comum no panorama científico nacional, sendo mais do que justo um reconhecimento da visão e esforço de articulação dos seus coordenadores que souberam ultrapassar as naturais apreensões, submetendo a proposta do RISE-Health à FCT no contexto do processo de avaliação que agora atravessamos”, destaca.

O mesmo responsável mostra-se “certo que o caminho a seguir vai no sentido da criação de Unidades de Investigação de maior dimensão, abrangentes e com múltiplas valências, explorando sinergias que potenciam a atividade científica e que permitem à Unidade ter maior capacidade de resposta aos desafios da sociedade”.

“De resto um caminho que de algum modo foi testado na criação dos novos Laboratórios Associados e que espero que no futuro seja incorporado a nível das Unidades de Investigação, replicando o exemplo da nova Unidade de Investigação RISE-Health”, projeta.

Um modelo inovador

Com sede na FMUP, o RISE-Health adotará um “testado modelo distribuído e integrado de governança, apresentando-se, de acordo com os responsáveis dos institutos fundadores, como uma solução inovadora, eficiente e complementar ao modelo preconizado, nos finais dos anos 80, por Mariano Gago”.

Assim, terá polos de gestão em quatro unidades orgânicas da U.Porto (ICBAS e Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina Dentária e Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação), para além de dez outros, nomeadamente em cinco universidades públicas (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior e Universidade da Madeira) e duas instituições de Ensino Superior Privado (Universidade Fernando Pessoa e Universidade Portucalense).

O registo do novo RISE-Health foi oficializado no passado dia 17 de janeiro, no âmbito do processo de Avaliação do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).