Castorina Silva Vieira, professora no Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP), foi recentemente galardoada com o “Environmental Geotechnics Prize 2023”, entregue pela Institution of Civil Engineers, associação de Engenharia Civil com sede no Reino Unido.

O prémio deveu-se à publicação do artigo “Sustainable environmental geotechnics practices for a green economy”, resultante de um trabalho colaborativo publicado em 2022, na revista Environmental Geotechnics.

As principais temáticas abordadas incluem a minimização dos resíduos, a promoção da reutilização e da reciclagem, a melhoria dos sistemas de gestão de resíduos, a redução de ameaças de contaminação do solo e das águas subterrâneas e outras ações que permitam reduzir a pegada de carbono e as emissões de gases com efeito de estufa.

“É um trabalho muito peculiar porque envolveu 26 autores, de 11 países, entre os quais dois autores portugueses: além de mim, António José Roque, investigador principal no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e primeiro autor do artigo. A produção do artigo começou em pleno confinamento em 2020 e tudo isto só foi possível graças às novas tecnologias que nos permitem estar em contacto permanente, mesmo a milhares de quilómetros de distância!”, confessa Castorina Silva Vieira.

A investigação reforça a importância de encontrar soluções que caminhem para uma economia mais verde e circular e uma oportunidade de desenvolver tecnologias e técnicas de gestão sustentáveis.

Segundo a docente e investigadora da FEUP, “a minha contribuição para este trabalho focou-se essencialmente no uso de geossintéticos e na valorização de resíduos em obras geotécnicas, área em que tenho vindo a trabalhar”.

“Posso dizer que a Geotecnia, enquanto ramo da Engenharia Civil, pode dar contributos significativos para o desenvolvimento sustentável na indústria da construção, projetando e implementando soluções que respeitem a preservação do meio ambiente”, explica Castorina Silva Vieira.

Sobre o prémio

O “Environmental Geotechnics Prize” é atribuído anualmente, desde 2016, ao(s) autor(es) do melhor artigo publicado na revista Environmental Geotechnics.

Todos os anos, são distinguidos autores da indústria e da academia que tenham produzido trabalho qualificado pelos pares como sendo de excecional qualidade e de grande benefício para a comunidade de Engenharia Civil, Construção e Ciência dos Materiais.

Este ano, o prémio foi entregue durante a ICE Award Ceremony, que decorreu nas instalações do ICE em Londres e para a qual foram convidados todos os autores distinguidos.

Sobre Castorina Silva Vieira

Além de docente e investigadora no Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT), Castorina Silva Vieira acumula as funções de vice-presidente do recém-criado Instituto para a Construção Sustentável da Universidade do Porto, sediado no DEC, que resulta da fusão do Instituto da Construção (IC), do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (IHRH) e do Laboratório de Ensaio de Materiais de Construção (LEMC).

É também vice-presidente da Direção da Comissão Portuguesa de Geossintéticos (IGS-Portugal) e secretária-adjunta da Direção da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG).