O estudante Gabriel Anselmo Pereira, recém-licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), foi distinguido, no passado dia 9 de janeiro, com o Prémio Professor Jacinto Nunes 2023, o galardão entregue anualmente pelo Banco de Portugal aos melhores estudantes recém-diplomados em Economia do país.

Natural de Amarante, Gabriel Pereira ingressou na Licenciatura em Economia da FEP no ano letivo 2020/2021. Concluiu o curso em 2023 com média final de 18 valores, a mais alta do seu ano.

A frequentar atualmente o primeiro ano do Mestrado em Economia na prestigiada Universidade de Ratisbona (Universität Regensburg), na Alemanha, o jovem economista não esquece a importância da FEP no seu percurso: “Juntamente com o estudo de Economia, sempre foi meu sonho estudar na FEP, por isso é um orgulho profundo concluir este curso, que é conhecido por ser mais difícil de terminar do que de começar (o que já é um desafio em si mesmo), com tamanha conquista sobre a minha cabeça”, destaca.

Sobre a conquista do Prémio Professor Jacinto Nunes 2023, Gabriel Pereira revela que “é com muita felicidade que vejo o Banco de Portugal reconhecer o esforço e a dedicação que eu, e os meus brilhantes jovens pares, colocamos neste nosso tema de paixão que é a Economia. Esta geração, e as que ainda virão, são o futuro do nosso país, e é com esperança que vejo as nossas instituições mais importantes a promover cada vez mais excelência e superação”.

O Banco de Portugal distinguiu os melhores recém-diplomados de dez escolas de Economia de todo o país. (Foto: BP)

Para além do agora antigo estudante da FEP, o Banco de Portugal distinguiu – com um prémio de 3.000 euros – mais nove estudantes que se destacaram pelo mérito do seu percurso académico no ano letivo 2022/2023. Entre eles incluem-se os melhores estudantes da Católica Lisbon – School of Business and Economics, Católica Porto Business School, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, NOVA School of Business and Economics e Universidade de Aveiro.

“Com este prémio, o Banco de Portugal pretende contribuir para o reconhecimento do mérito numa área de estudos central para a missão que prossegue”, sublinha a instituição bancária.

A cerimónia de entrega do Prémio Professor Jacinto Nunes 2023 decorreu na Filial do Porto do Banco de Portugal, e contou com a presença do Governador Mário Centeno, dos Vice-Governadores Luís Máximo dos Santos e Clara Raposo e dos administradores Hélder Rosalino, Helena Adegas, Rui Pinto e Francisca Guedes de Oliveira.

Sobre o Prémio Professor Jacinto Nunes

Criado em 1987 sob a designação “Prémio Banco de Portugal”, o Prémio Professor Jacinto Nunes tem como objetivo valorizar o mérito e o desempenho individual dos estudantes da licenciatura em Economia das melhores escolas nacionais. É atribuído aos estudantes com a melhor média final da licenciatura em Economia de cada uma das instituições de ensino superior cuja média do último candidato admitido foi igual ou superior a 140 pontos.

Em 2016, o prémio foi renomeado em homenagem a Manuel Jacinto Nunes, um dos economistas mais ilustres da segunda metade do século XX em Portugal. Além de ter sido Vice-Governador (1960-1974) e Governador (1974-75 e 1980-85) do Banco de Portugal, Manuel Jacinto Nunes foi vice-primeiro ministro e ministro das Finanças no IV Governo Constitucional (1978-79).