Inovar e contribuir para o desenvolvimento da saúde. É um dos objetivos da Academia Júnior de Inovação em Saúde, um novo projeto da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que pretende promover a curiosidade e capacitar os mais jovens para desempenharem, no futuro, um papel ativo na área da saúde digital.

Ao longo de três sessões presenciais que vão decorrer nas tardes dos dias 16 de fevereiro, 15 de março e 19 de abril, os participantes vão aprender sobre tópicos como as potencialidades no uso da inteligência artificial em saúde, o desenvolvimento da saúde digital, como se avaliam os tratamentos e como se faz investigação nesta área, entre outros.

Dirigido a alunos do ensino secundário de Ciências e Tecnologias e com interesse pelas áreas da inovação biomédica e/ou tecnologia em saúde, este programa abre também portas ao desenvolvimento de um miniprojeto de inovação, sob orientação de professores e investigadores da FMUP.

As candidaturas para a primeira edição desta Academia Júnior estão abertas e terminam já no próximo dia 15 de janeiro. A participação é completamente gratuita.

Durante este programa, os jovens “investigadores” vão seguir o percurso clínico de um doente virtual, perceber o papel da saúde digital na prestação de cuidados de saúde e experimentar algumas das ferramentas de saúde digital atualmente em desenvolvimento na Faculdade de Medicina.

A InHealth Junior Academy — Academia Júnior de Inovação em Saúde é uma iniciativa do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da FMUP.