Está aí mais uma oportunidade a não perder para todos os estudantes de 1.º e 2.º ciclo da Universidade do Porto! As unidades curriculares de competências transversais Cultura, Arte e Património colocam os estudantes dentro de algumas das principais instituições culturais da cidade. Desta vez o convite é para conhecer tudo o que acontece nos bastidores da… Casa da Música.

Este módulo do programa Competências Transversais: Música e Sociedade vai revelar tudo que é necessário para produzir um espetáculo… De que serviços carece a Casa da Música e como funcionam? Que dinâmicas alimentam a rotina de bastidores? Como se faz a comunicação de espetáculos?

Com estas unidades curriculares pretende-se não só propor aos estudantes da U.Porto conteúdos culturais que se afastam da sua formação de base, complementando-a, mas também proporcionar uma imersão na vida quotidiana das instituições que estão na base da vida cultural do Porto.

Composta por 81 horas de formação (incluindo 27 horas de contacto), esta unidade curricular está creditada em 3 ECTS e vai decorrer ao longo do segundo semestre do ano letivo 2023/2024.

As candidaturas, via regime de ingresso em unidade de formação contínua, estão acessíveis, até 9 de janeiro 2024, na página online da Faculdade de Engenharia (FEUP).

Toda uma cidade que se abre

Desenvolvidas em colaboração com o Teatro Nacional São João, o Museu Nacional de Soares dos Reis e a Casa da Música, as unidades curriculares em competências transversais e transferíveis (CTT) Cultura, Arte e Património são abertas aos estudantes de todas as faculdades da U.Porto.

Para além do teatro, da música e da museologia, também a biodiversidade vegetal organizada através do desenho paisagístico será o objeto de uma unidade curricular que decorrerá em grande parte no Jardim Botânico da U.Porto.

Na altura da inscrição nas disciplinas do curso, o estudante deverá verificar se estas unidades curriculares podem integrar-se na componente opcional do respetivo plano de estudos; alternativamente, é possível frequentá-las como formação complementar. A sua frequência é gratuita.

Aberto a todos os estudantes, esta é uma oportunidade para introduzir no processo de apreensão do que nos rodeia outras ferramentas que vão para além dos clássicos manuais de aprendizagem.