Contemporary Challenges to the Regulation of Religions in Europe, título recentemente publicado pela U.Porto Press e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, resultou de um congresso realizado na Universidade do Porto, em setembro de 2021, subordinado ao tema da regulamentação das religiões na Europa, vista de múltiplas perspetivas – legal, social, histórica, política ou cultural.
Esta obra integra a coleção Transversal da Editora da Universidade do Porto e está organizada em duas partes: uma dedicada às abordagens teóricas da regulamentação das religiões na Europa e outra a abordagens mais práticas, relativas a situações específicas e estudos de caso em diferentes países europeus.
Para Grace Davie, Professora Emérita de Sociologia na University of Exeter, e autora do prefácio deste livro, não só a Europa é marcadamente “secular, como está a tornar-se cada vez mais”. Por outro lado, defende que a população europeia está a tornar-se nitidamente mais diversa, fruto da imigração, que estará na base desta mudança de paradigma.
Segundo Grace Davie, para se compreender a regulamentação das religiões na Europa, nas primeiras décadas do século XXI, é necessário considerar quer o contínuo processo de secularização, quer o crescente pluralismo religioso.
A relação Estado-religiões nas sociedades pós-modernas
Regulating religions? Legal and social status in contemporary Europe foi o tema do congresso organizado pelo projeto Sociological and legal data on religions in Europe and beyond, da rede EUREL (EUrope – RELigion).
Especialistas em religião de áreas diversas como a sociologia, as ciências políticas, o direito ou a história reuniram-se para refletir sobre as questões teóricas e práticas de regulamentar as religiões na Europa, levantando questões pertinentes tendo em vista uma boa governação – ou mesmo o bem-estar – das sociedades europeias.
Segundo Helena Vilaça, Maria João Oliveira e Anne-Laure Zwilling, coordenadoras da publicação, os especialistas debateram “a relação Estado-religiões nas sociedades pós-modernas” – nomeadamente a forma como a religião é regulamentada -, considerando os aspetos formais e informais neste contexto.
Sobre a obra, as coordenadoras afirmam que o objetivo passou por “desenvolver um volume coeso e de alta qualidade” sobre um tema relevante nas sociedades democráticas contemporâneas.
Este título está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.
Sobre as coordenadoras
Anne-Laure Zwilling é investigadora no centro de investigação DRES (UMR 7354, CNRS/Université de Strasbourg), sendo reconhecida pelo seu trabalho no campo das religiões, na sua diversidade contemporânea. É Diretora do projeto e rede internacional EUREL (EUrope – RELigion) e coordenadora de projetos de investigação, entre os quais o OLIF (“Offre de livres islamiques en français”), que liderou entre 2018 e 2022.
Helena Vilaça é Professora Associada com Agregação no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e investigadora integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP). É a coordenadora nacional da rede EUREL desde 2013.
Maria João Oliveira é investigadora auxiliar no IS-UP. O seu percurso profissional tem sido marcado, sobretudo, pelo trabalho científico nas áreas das Migrações e Religiões, tendo integrado o Groupe Européen de Recherche Interdisciplinar sur le Changement Religieux (GERICR) entre 2009 e 2013. Pertence à rede EUREL desde 2019.