Maria Joana Gomes, Investigadora do Instituto de Filosofia, e Francesco Renzi, Investigador integrado do CEHR-Universidade Católica Portuguesa, Investigador colaborador do CITCEM do Grupo Sociabilidades e Práticas Religiosas e docente contratado do Departamento de História, Estudo Políticos e Internacionais,ambos da FLUP, ganharam o prémio de melhor publicação de 2022 no Journal of Medieval Iberian Studies (JMIS), pela publicação, “Miro, King of the Suevi (d. 583), and ecclesiastical identities in northwestern Hispania (eleventh-twelfth centuries)”.

Ao considerar como os conceitos de identidade e memória foram articulados na Península Ibérica medieval, o trabalho premiado contrapõe dois períodos distintos. Baseia-se na representação do Rei Miro dos Suevos (r. 570 – 583) feita na Historia Compostellana e no Cronicón Iriense. Os autores analisam como a figura deste soberano serviu os interesses da diocese de Santiago de Compostela, que procurou estabelecer a sua hierarquia na Hispânia apelando à preeminência dos Suevos como representantes do primeiro enclave cristão da Península.

Todos os anos, o Journal of Medieval Iberian Studies e a Routlege atribuem um prémio de 500 euros ao melhor artigo publicado no JMIS no ano anterior. Os vencedores são selecionados por um comité rotativo composto por membros do Conselho Consultivo da revista.

A atribuição do prémio foi anunciada no passado dia 7 de dezembro.