Foi recentemente publicada pela Direção-Geral de Saúde (DGS) uma coleção de Manuais de Atividade Física Adaptada em língua portuguesa, que conta, entre os autores, com vários docentes e antigos estudantes Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Este conjunto de manuais assume-se como um importante marco para uma área de ação presente nos três ciclos de estudos da FADEUP.

A coleção agora apresentada, e que integra o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, é composta por oito manuais em formato digital, que procuram dar resposta “à escassez de recursos para profissionais no âmbito da promoção da atividade física adaptada, com o objetivo de generalizar o conceito de estilo de vida fisicamente ativo como sinal vital de saúde e bem-estar”

Tendo como editora Leonor Moniz Pereira, Professora catedrática jubilada da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa e incontornável especialista nesta área, três dos manuais agora publicados apresentam como autores ou coautores docentes e alumni da FADEUP.

Ana Sousa, docente da área de disciplinar de Atividade Física Adaptada da FADEUP, e Fátima Sarmento, antiga estudante da Faculdade, são duas das autoras que contribuíram para os conteúdos apresentados no manual dedicado às pessoas com surdez.

Já a docente Tânia Bastos, também da área de disciplinar de Atividade Física Adaptada da FADEUP, é uma das autoras do documento dedicado ao tema das pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental. A mesma docente, juntamente com Rui Corredeira, professor do mesmo grupo disciplinar, e Raquel Costa, alumna da FADEUP, são três dos autores do manual dedicado ao tema das pessoas com Esquizofrenia.

Importa destacar ainda que dois dos manuais agora apresentados – o Manual de Atividade Física Adaptada para Pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e o Manual de Atividade Física Adaptada para Pessoas com Esquizofrenia – apresentam temáticas diretamente relacionadas com dois dos programas de intervenção comunitária promovidos pela FADEUP: o Projeto MOVE-TE 21 e o Projeto Saúde Mental em Movimento, respetivamente.

Os Manuais de Atividade Física Adaptada apresentam-se em formato digital e têm distribuição gratuita.