Sara Moura, estudante do 4.º ano do programa doutoral BiotechHealth (Programa Doutoral Internacional em Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e afiliada ao grupo de investigação Tumour and Microenvironment Interactions, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e ao laboratório de Medicina Regenerativa do ICBAS, foi contemplada com o prémio “BEST Young Researcher & Innovator’s STSM”, destinado ao melhor trabalho de colaboração desenvolvido no quadro da rede COST Action GEMSTONE.

O projeto premiado tem como objetivo identificar novas moléculas reguladoras dos osteoclastos, um tipo de células presente nos tecidos ósseos. Esta estratégia abre caminho para terapias personalizadas baseadas em RNA, visando prevenir e tratar doenças como metástases ou doenças ósseas.

Este prémio foi criado em memória do investigador Evangelos Evangelou que faleceu recentemente e era membro da COST Action Gemstone. Evangelou destacou-se nos campos da Ciência e Inovação e contribuiu de uma forma muito significativa para a epidemiologia genética e molecular das doenças ósseas.

Para Sara Moura, este prémio “é um reconhecimento e validação do trabalho que tenho desenvolvido. Para além disso, esta visibilidade pode abrir portas a novas oportunidades e possíveis colaborações, cruciais para a minha progressão na carreira científica.”

O objetivo da estudante de doutoramento passa por continuar a trabalhar no campo da biotecnologia e biomedicina e contribuir, de alguma forma, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem diariamente com este tipo de doenças.

O trabalho foi realizado sob orientação de Maria Inês Almeida, docente e investigadora auxiliar no Departamento de Biologia Molecular do ICBAS e do i3S, Mário Barbosa (professor emérito da U.Porto) e de Kent Søe, professor da University of Southern Denmark (SDU).

Sobre Sara Moura

Mestre em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho (2018), Sara Moura realizou, em paralelo com o curso, estágios extracurriculares no Centro de Engenharia Biológica (CEB). Após terminar o curso, integrou o projeto R2bone, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Atualmente, frequenta o último ano do programa doutoral BiotechHealth e está interessada em estudar o papel dos RNA não codificantes em tecidos músculo-esqueléticos e tumores.