A investigadora Maria Inês Almeida, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e do Departamento de Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), conquistou recentemente uma bolsa ON/ESSKA Kick-Starter, atribuída pela ON Foundation, no valor de dez mil euros.

O projeto de Maria Inês Almeida centra-se na osteoartrite do joelho, mais especificamente na senescência celular (quando as células perdem a capacidade de se dividirem), que tem implicações no envelhecimento, na regeneração de tecidos e na resposta a processos tumorais. Este projeto, explica a investigadora, “visa controlar a senescência das células estaminais mesenquimais (MSC) utilizando moléculas de RNA”.

A capacidade de proliferação destas células, o seu potencial de diferenciação (incluindo a capacidade de se diferenciarem em condrócitos e osteoblastos) e as suas propriedades imuno-modeladoras são características que impulsionaram ensaios clínicos utilizando estas células. No entanto, explica Maria Inês Almeida, “uma das limitações é a senescência das células estaminais mesenquimais e é precisamente isso que vamos tentar contornar”.

Este financiamento, sublinha a investigadora, “permitirá obter dados preliminares essenciais para participação e submissão de projetos em concursos europeus”.

O trabalho de investigação será desenvolvido no grupo do i3S “Tumour and Microenvironment Interactions” e no Laboratório de Medicina Regenerativa, Departamento de Biologia Molecular, do ICBAS.

Sobre a ON Foundation

A ON é uma fundação internacional independente sem fins lucrativos que promove a investigação na área da regeneração de tecidos ortopédicos, incluindo a utilização de terapias biológicas para impulsionar a inovação e desenvolver melhores soluções de tratamento centradas no doente.

Sobre Maria Inês Almeida

Investigadora Auxiliar no ICBAS e no i3S/INEB, Maria Inês Almeida doutorou-se em Ciências da Saúde pela Universidade do Minho (2012), tendo-se especializado em biologia molecular e engenharia celular. Tem uma longa experiência internacional e é líder de vários projetos científicos nas áreas de Medicina Regenerativa e de Oncologia.

Atualmente, a sua investigação está centrada na utilização de RNAs não-codificantes como uma nova estratégia terapêutica e de diagnóstico para diversas doenças.