O Centro de Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (SIMFMUP) vai comemorar duas décadas de existência com uma cerimónia que terá lugar no próximo dia 13 de dezembro, a partir das 9h00, no Centro de Investigação Médica da FMUP.

Foi precisamente no dia 13 de dezembro, mas de 2003, que a FMUP se tornou na primeira Escola Médica portuguesa a criar um Centro de Simulação, com professores e investigadores desta Faculdade, tendo João Bernardes como fundador e primeiro diretor.

“A Simulação é vital para o ensino e para a aprendizagem da Medicina e de outros profissionais de saúde e é-o cada vez mais, por causa da consciencialização para a segurança do doente”, afirma Cristina Granja, diretora do Centro Pluridisciplinar de Simulação da FMUP (SIMFMUP).

Além de assinalar o 20.º aniversário dessa inauguração, esta iniciativa tem como objetivo debater o “Passado, Presente e Futuro” da Simulação em Portugal e no mundo, bem como discutir o estado da arte e o estado atual, incluindo novas ideias e projetos em curso ou em fase de candidatura, envolvendo diversas especialidades e disciplinas.

“Estamos com muita motivação para lançar uma série de novos projetos, com o financiamento do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] na área da simulação, quer no pré-graduado (Mestrado Integrado em Medicina), quer no pós-graduado. A par da sua atividade no MIMED, o Centro pretende alargar a formação e tem investido muito em mestrados, doutoramentos, cursos de especialização e formação contínua. Hoje o avanço da tecnologia é tão rápido que obriga a uma atualização constante dos médicos. As faculdades de Medicina têm de acompanhar essa necessidade”, avança Cristina Granja.

Um dia para debater a simulação médica

O evento, que vai contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais em Simulação e será aberto a toda a comunidade da área da saúde, começa às 9h00, com a sessão de abertura (ver programa).

Estão confirmadas as presenças, na mesa de honra, de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, de José Gerardo Oliveira, diretor do Mestrado Integrado em Medicina (MIMED), de António Sarmento, do CAC Porto, de João Bernardes, pioneiro da Simulação na FMUP, e de Cristina Granja, responsável do SIMFMUP.

A partir das 9h45, realizar-se-á uma sessão com o título “O Centro de Simulação da FMUP – do passado à atualidade” e moderação de João Bernardes, que contará com as intervenções de Willem van Meurs (ex-presidente da SESAM), Carla Sá Couto (diretora do Centro entre 2014 e fevereiro de 2022), Vítor Lopes e Francisco Cruz (subdiretor da FMUP).

A diretora do SIMFMUP irá moderar a mesa redonda prevista para as 11h30, na qual serão intervenientes Francisco Matos, da SESAM – Society in Europe for Simulation Applied to Medicine, Gustavo Norte, da SPSim – Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde, Ana Reynolds, professora da FMUP, Alexandra Binnie, da Universidade do Algarve/ William Osler Health System (Canadá), e, online, Joana Berger, da ESAIC – European Organisation for Anaesthesia, Intensive Care.

À tarde, pelas 14h30, haverá uma demonstração da SimUniversity, uma competição na área da simulação entre universidades europeias. Esta demonstração contará com o envolvimento da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

“Espero que esta demonstração seja um êxito. Os estudantes estão muito entusiasmados. Será a primeira vez que a FMUP entrará nesta competição. Em janeiro, haverá uma competição nacional, na Covilhã, que selecionará uma das faculdades de Medicina. Os vencedores irão competir, depois, a nível europeu”, explica Cristina Granja.

Seguir-se-á uma sessão em inglês intitulada “New Visions in Clinical Simulation”, uma espécie de “network com outros centros de simulação universitários”, com moderação de Elisabete Martins, da FMUP, e intervenções de Esther Leon, da Universidade de Barcelona, Ana Reynolds, da FMUP, Marc Lazarovici, da Escola Médica de Munique (LMU), e Abel Nicolau, coordenador do Centro de Simulação da FMUP.

O evento é aberto a todos os interessados no tema, desde estudantes a profissionais de saúde, passando por membros da academia, gestores hospitalares, entre outros, mediante inscrição prévia .

Sobre o Centro de Simulação da FMUP

Criado em 2003, o Centro de Simulação da FMUP tem como missão “criar um ambiente educacional único, seguro e sustentável, proporcionando o treino e a formação de alunos e profissionais de saúde em procedimentos técnicos, comportamentos, decisão, trabalho de equipa e comunicação clínica, através da simulação biomédica”.

À formação pré-graduada de procedimentos, de competências técnicas e não técnicas, o Centro alia a formação pós-graduada e contínua de profissionais de saúde, o treino de equipas de saúde multidisciplinares em situações de emergência, cuidados críticos e trauma, bem como formação certificada de instrutores em simulação clínica.