Investigadores de todo o mundo vão encontrar-se, no próximo dia 29 de novembro, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, para debater os novos desafios da medicina clínica numa perspetiva translacional e multidisciplinar. O palco será o UMIB Summit 2023, um evento organizado no âmbito da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), sediada no ICBAS.

Com um cartaz diversificado, a edição deste ano do UMIB Summit percorre várias temáticas da área da medicina clínica com o objetivo de debater diferentes abordagens para a resolução de doenças complexas.

Organizado em sessões plenárias, com painéis transversais e investigadores de diferentes backgrounds (como a genética, cardiologia ou neurociências) e em diferentes fases de evolução da carreira, o UMIB Summit tem por objetivo debater diferentes abordagens para patologias complexas, muito prevalentes ou raras, que causam uma grande morbilidade.

Para Mariana Monteiro, docente do ICBAS e coordenadora da UMIB, este encontro é uma oportunidade para unir esforços e “procurar soluções para problemas complexos, que afetam vários sistemas e que por isso exigem conhecimentos transversais a diferentes áreas. Assim, esperamos com este encontro chegar a uma perspetiva que, do ponto de vista da abordagem da doença, quer seja nos mecanismos de doença, ou de potenciais alvos terapêuticos, nos possa levar mais longe nas terapêuticas”.

O UMIB Summit acontece no penúltimo ano de cada projeto plurianual em vigor, o atual em curso entre 2019-2024, e constitui uma “uma oportunidade de fazer um ponto de situação do que fizemos até agora e para onde é necessário caminhar no futuro, no sentido de continuar a contribuir para o desenvolvimento”, conclui Mariana Monteiro.

Sobre a UMIB

A UMIB é uma unidade multidisciplinar, sediada no ICBAS, dedicada à investigação aplicada à medicina clínica, cujo principal objetivo é alcançar a inovação e o progresso científico para melhorar a saúde humana.

Os investigadores da UMIB são especializados no estudo de doenças e perturbações de elevado impacto com base na prevalência, morbilidade ou mortalidade, como são as doenças hereditárias e genéticas, doenças metabólicas, cardiovasculares e endócrinas, imunidade, infeção e inflamação e oncologia e oncobiologia.