A build.ing, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e especializada no desenvolvimento de soluções para conceção de edifício mais eficientes, foi uma das oito startups que disputaram a final europeia do ClimateLaunchPad, a maior competição cleantech do Mundo.

Para chegar à derradeira fase do programa que procura as melhores tecnologias climáticas inovadoras, a startup portuguesa teve que ultrapassar a meia-final europeia do ClimateLaunchpad, que contou com 42 empresas de 17 países. Para além da build.ing, foram a concurso a Simby e a Santa Farm Technology, respetivamente 1.º e 2.º classificados da edição portuguesa da prova.

A build.ing acabaria mesmo por ser o único projeto empresarial  português dos oitos escolhidos para disputar a final europeia da competição, realizada no passado 17 de novembro, em formato online.

Fundada em 2023, a build.ing foca-se na elaboração de edifícios mais eficientes, na fase de conceção, para a indústria da construção. A plataforma online de conceção construtiva desenvolvida pela empresa trabalha de forma integrada as valências arquitetónica e estrutural, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, engenharia e arquitetura para a criação de modelos e estudos de desempenho energético com materiais de pegadas ecológicas diversas.

A prestação da Build.ing nesta final europeia torna-se, assim, uma das mais bem-sucedidas sempre por parte das startups portuguesas no ClimateLaunchpad , que também se disputou nos continentes africano, asiático e americano.

Desde o início desta competição, em 2014, já se candidataram ao ClimateLaunchpad quase 14 mil ideias de negócio de 59 países de todo o mundo.

Em Portugal, o programa – que conta com a coordenação da UPTEC desde 2016 – já recebeu mais de 150 candidaturas, apoiou mais de 80 equipas e mais de 180 participantes. O nosso país conta também com três vencedores internacionais: Pavnext, Eco2blocks e Mudatuga.