Facilitar a validação de novas soluções digitais na área da Saúde. Este é o propósito do INNOV4LIFE, um projeto liderado pela Universidade do Porto e que contempla o estabelecimento de um living lab transfronteiriço entre o Norte de Portugal e a Galiza, assente na cooperação entre sete entidades das duas regiões.

Coordenada pelo Porto4Ageing – Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da U.Porto, esta rede integra ainda a Universidade de Santiago de Compostela, a UPTEC, o Servizo Galego de Saúde, a Axencia Galega de Coñecemento en Saúde, a Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e a AFAGA Alzheimer.

Mais concretamente, este living lab transfronteiriço vai fazer a ponte entre inovadores com tecnologias que precisem de ser validadas (fase crucial de um processo de inovação) e utilizadores finais que integrem a faixa demográfica dessas soluções.

As demências e a degeneração cognitiva serão dois dos “alvos” principais deste consórcio, que pretende assim criar condições permitam testar a receção e adoção de soluções digitais para a Saúde junto de utilizadores finais, no seu próprio ambiente.

Lançamento na Reitoria da U.Porto

O evento Kick-Off do INNOV4LIFE vai ter lugar no próximo dia 27 de novembro, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

A decorrer entre as 10h30 e as 17h00, a sessão terá transmissão em direto online. A participação é livre, mediante inscrição prévia.

O projeto INNOV4LIFE é co-financiado pela União Europeia (via Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER) através do programa Interreg – Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP). O programa promove a cooperação entre diferentes regiões europeias em problemas ou questões partilhadas por ambas.