Este é já o terceiro concerto da edição deste ano do Festival Teoria das Cordas. Desta vez, emanam do palco da Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto composições de três europeus os séculos XIX e XX: Prokofiev, Schumann e Albéniz. O “facilitador” desta experiência é o jovem pianista Roberto Prados Hurtado. Vai ser dia 24 de novembro, às 21h00.

De nacionalidade russa, Serguei Sergueievitch Prokofiev (1891-1953) é um dos compositores mais celebrados do século XX. As peças que foram selecionadas para esta noite foram criadas quando o compositor tinha apenas 18 anos e frequentava o Conservatório de S. Petersburgo. Os Quatro Estudos para Piano, Op. 2, de que ouviremos os dois primeiros, são obras já marcadas pelo espírito irrequieto de Prokofiev.

Da Rússia viajamos para a Alemanha, pelo braço de um dos maiores compositores da era romântica. De resto, grande parte do concerto de Roberto Hurtado será dedicada a uma suite de peças para piano de Robert Alexander Schumann (1810-1856). Cada uma das 21 peças que constituem a suite Carnaval op. 9 representa personagens ou cenas de um baile de máscaras por ocasião do Carnaval.

A última peça do programa vai remeter-nos para Isaac Albéniz  (1860-1909), que “visitamos” na semana anterior. Triana é uma das 12 peças da suite para piano Iberia, considerada a obra prima do prodigioso compositor espanhol, criada já no final da vida. Embora seja percetível a presença de elementos inspirados na música tradicional espanhola, particularmente a andaluza, que marcou toda a sua obra, Iberia tem um inegável caráter impressionista.

O concerto de dia 24 de novembro terá uma introdução de Henrique Araújo da Silva, estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP).

Teoria das Cordas é um festival de música com curadoria jovem e uma organização conjunta do Curso de Música Silva Monteiro e da Universidade do Porto.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.

Sobre Roberto Prados Hurtado

Nasceu em Granada, numa família com uma longa tradição nas artes visuais. Iniciou os seus estudos aos 7 anos de idade com o pianista de carreira internacional Ambrosio Valero. Concluiu os seus estudos no Real Conservatório de Música de Granada com as melhores notas e atualmente está a fazer um mestrado em Performance Musical e Investigação Performativa na Universidade Alfonso X el Sabio.

Como concertista, Roberto Prados Hurtado apresentou-se em numerosas cidades de Espanha e em diferentes países do continente europeu. Venceu o Terceiro Prémio do Concurso Internacional de Piano de Ibiza, um dos mais prestigiados e antigos concursos de Espanha. Recebeu também o Primeiro Prémio no XIV Concurso de Solistas “Ángel Barrios” e no III Certame Provincial de Interpretação Instrumental, para estudantes de conservatório, atribuído pela Deputação Provincial de Granada.