O Auditório da Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto (à Praça Gomes Teixeira) vai acolher, no próximo dia 20 de novembro, a sessão de apresentação do livro Mulheres de Shakespeare, recentemente publicado pela U.Porto Press.

Desta vez, a peça de teatro, da autoria de Fátima Vieira e Matilde Real, e em digressão pelo país, será “levada à cena” num formato diferente: uma mesa-redonda, que juntará à conversa as autoras, o encenador da peça homónima, Carlos Pimenta, e ainda Emília Silvestre, Sofia Fernandes, Ricardo Pinto e Jorge Pinto, do Ensemble – Sociedade de Actores.

Em seguida, Emília Silvestre e Sofia Fernandes (intérpretes da peça) encerrarão a sessão com chave de ouro: uma leitura dramatizada de excertos da obra.

O título Mulheres de Shakespeare foi publicado pela U.Porto Press, na coleção Fora de Série, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A sessão terá início pelas 21h30 e a entrada é livre.

Revisitando as Mulheres de Shakespeare

Nas peças de Shakespeare o papel das mulheres é quase sempre analisado em comparação com o dos homens, que é dominante.

“Mas, e se fizéssemos um exercício diferente: dar protagonismo ao ‘feminino’ não na lógica da dominância que é associada às personagens masculinas, mas numa visão do mundo e dos acontecimentos através de um outro olhar?”, questiona Carlos Pimenta no Prefácio que assina para o livro. O encenador revela o desafio lançado às autoras: “revisitar as mulheres de Shakespeare e dar a ver esse ‘espírito feminino’”.

Nesta peça de teatro, editada pela U.Porto Press, são revistos os papéis femininos de algumas das principais peças de William Shakespeare. (Foto: U.Porto Press)

E assim fizeram Fátima Vieira e Matilde Real. Tomando emprestadas duas personagens de A Tempestade – Miranda e Áriel –, e imaginando diálogos entre as duas, partiram também elas de uma pergunta: “(…) e se um dos livros de Próspero, por onde Miranda estuda, fosse o Primeiro Fólio, onde se encontram reunidas as peças de Shakespeare?”.

Fátima Vieira explica que, ao criarem um novo enredo – cenas paralelas às que Shakespeare descreve na sua peça –, puseram Miranda a ler, efetivamente, todo o Primeiro Fólio. E, com a ajuda de Áriel, a reinterpretar os papéis femininos de algumas das principais peças do Bardo, compreendendo o que é, afinal, ser mulher.

Mulheres de Shakespeare está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.

Sobre as autoras

Fátima Vieira é Vice-Reitora da Universidade do Porto para a Cultura e Museus, responsável pela U.Porto Press e Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É coordenadora do Polo do Porto do CETAPS — Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde lidera a área de investigação Mapping Dreams e é membro da área Shakespeare and the English Canon: History, Criticism, Translation, para a qual produziu traduções anotadas das peças de Shakespeare A Tempestade e Como vos Aprouver.

Matilde Real é dramaturga, criadora e intérprete em projetos de artes performativas com grupos e comunidades transversais. Trabalha com a palavra, dita e escrita, e interessa-se por criar a partir de encontros e mergulhos nas vidas dos outros.

Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade de Warwick. Em 2017 concluiu, no Goldsmiths College, Universidade de Londres, um Mestrado em Teatro Aplicado, Drama em Contextos Educacionais, Comunitários e Sociais.

E assim fizeram Fátima Vieira e Matilde Real. Tomando emprestadas duas personagens de A Tempestade – Miranda e Áriel –, e imaginando diálogos entre as duas, partiram também elas de uma pergunta: “(…) e se um dos livros de Próspero, por onde Miranda estuda, fosse o Primeiro Fólio, onde se encontram reunidas as peças de Shakespeare?”.