Um conversor giratório de energia das ondas, snacks para cães e gatos à base de pescado, e um processo de purificação de águas através de microalgas. São estas as ideias vencedoras da 3.ª edição 2023 do BluAct, o programa de apoio ao crescimento da economia azul que incentiva startups com ideias de negócio inovadoras.

O programa promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, culminou a 13 de novembro, com a realização do pitch day, evento que juntou as oito startups finalistas no edifício da autarquia matosinhense.

O grande vencedor foi o conversor giratório de energia das ondas idealizado por Gianmaria Giannini, investigador do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental).

Economicamente viável e validado para a costa portuguesa, com base no conceito de flutuador oscilante e otimização científica, o projeto do conversor foi distinguido com um prémio monetário de 5.000 euros, atribuído pela empresa Indaqua-Matosinhos.

Em segundo lugar ficou a Bake My Dog Happy, com uma ideia – a APETITUS – para snacks inovadores para cães e gatos que utilizam rejeições e subprodutos do processamento do pescado, em especial os resultantes da atividade de indústrias conserveiras do Algarve.

A empresa formada por antigos estudantes da Universidade do Algarve conquistou ainda um prémio monetário de 2.500 euros, financiado pela Conservas Portugal Norte, por demonstrar ser o projeto com maior impacto na indústria conserveira, promovendo a economia circular e a sustentabilidade.

A fechar o pódio ficou o Inovamulti Tech, um processo de purificação de águas baseado num método natural de tratamento biológico de resíduos do processo de cultivo e processamento de peixes, através do cultivo de microalgas, utilizando apenas a luz solar,

Todas as ideias eleitas pelo júri – composto por representantes da UPTEC, Indaqua e Conservas Portugal Norte – vão beneficiar de um ano de incubação na UPTEC Mar. Além disso, vão participar no programa de aceleração de empresas promovido pela UPTEC, tendo, ainda, isenção de quota de associados da Fórum Oceano nos dois primeiros anos.

Inovar em nome da economia azul

Esta 3.ª edição do BluAct procurava ideias e/ou projetos de negócio relacionados com a pesca, transformação, conservação e comercialização do pescado; aquacultura, bio recursos e biotecnologia azul; portos, transportes e logística; indústrias navais e energias marinhas; náutica e turismo náutico, desde que produzam efeito na economia do mar.

Para além das três vencedoras do BluAct 2023, participaram as ideias de negócio da Pinktech Plus – criação de compostos bioativos a partir de bactérias marinhas com benefícios medicinais, da Boardie – plataforma online para aluguer de pranchas de surf a escolas e lojas de surf, a produção de camarões em unidades climatizadas em sistema de matrizes reprodutoras e de engorda, um kit de limpeza oleofílico sustentável com base em novas tecnologias para a contenção de derrames de óleo, e da Mermaid’s Cellar, que pretende criar recifes artificiais para envelhecer vinho debaixo da água.

Antes do pitch-day, as equipas participantes tiveram a oportunidade de participar em sessões de mentoria para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio e preparação da apresentação pública dos projetos, que decorreram a 9 e 10 de novembro.