Os docentes Carolina Moreira e Pedro Caetano, da nova Unidade Curricular de Medicina Aeroespacial do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, vão liderar, de 22 a 28 de novembro, a equipa médica da primeira missão espacial análoga a realizar-se em Portugal.

Aquela que será a missão inaugural do projeto CAMões (Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration) vai acontecer na Gruta do Natal, localizada na ilha Terceira, nos Açores. O local escolhido é propicio para uma missão análoga (uma simulação na qual os astronautas análogos vivem como se estivessem de facto no espaço), uma vez que possui um cenário ideal para missões de investigação que podem contribuir para  auxiliar no planeamento e design de missões lunares e marcianas.

A apresentação oficial da missão teve lugar a 8 de novembro, nas instalações do Laboratório de Robótica e Sistemas Autónimos do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, entidade que lidera o projeto em parceria com a Associação Os Montanheiros, a Agência Espacial Portuguesa e várias universidades, empresas e outras instituições nacionais.

Ao longo dos sete dias da missão, a equipa, composta por sete pessoas de diferentes nacionalidades e áreas, vai estar isolada na gruta a replicar o ambiente lunar. A tripulação será a primeira a pernoitar nesse ambiente.

O objetivo, de acordo com a investigadora principal do projeto, Ana Pires, do INESC TEC, é realizar “uma série de ensaios para perceber aquele ambiente natural e geológico e formas de o conservarmos e de o tornarmos seguro para os humanos viverem”.

“Uma oportunidade única”

Enquanto membros da equipa médica multidisciplinar que vai acompanhar a missão em permanência, Carolina Moreira e Pedro Caetano ficarão responsáveis por fazer a recolha de dados científicos e testes médicos, de forma a perceber se a forma de conservar e de tornar seguro o ambiente natural e geológico será propicio para os humanos viverem.

As tarefas da equipa médica incluem ainda a avaliação clínica e funcional dos participantes, antes e após a missão, bem como o seu acompanhamento médico permanente durante todo o período de permanência na cave.

Por outro lado, serão delineados planos de treino e de alimentação a ser seguidos para cada membro, com determinados pontos a avaliar (proof of concept) para posteriores conclusões que poderão ser implementadas em missões posteriores.

Para os dois docentes do ICBAS, esta é por isso uma “oportunidade única”, uma vez envolverá uma forte componente de investigação que deverá refletir-se  em vários estudos científicos.

 Sobre Carolina Moreira e Pedro Caetano

Formada em Medicina pelo ICBAS, Carolina Moreira é especialista em Medicina Física e de Reabilitação, com formação em Medicina Aeroespacial na NASA-UTMB e ESA (European Space Agency) e competência em Medicina Aeronáutica.

Atualmente, encontra-se a exercer como AME (Aero Medical Examiner) no Instituto CUF – Porto e médica em projeto de investigação em Medicina Aeroespacial no Instituto Medes, Toulouse, França. Co-fundadora da Planet Explorers Medical Solutions, é a coordenadora da Unidade Curricular opcional de Medicina Aeroespacial no ICBAS.

Pedro Caetano é igualmente formado em Medicina pelo ICBAS, com especialidade em Medicina Geral e Familiar e competência em Medicina Aeronáutica e Medicina do Viajante. Trabalha como Aerospace Medical Expert na European Union Aviation Safety Agency – EASA I European Commission, em Colónia, na Alemanha.

Fundou, com Carolina Moreira, a Planet Explorers Medical Solutions e é professor afiliado da disciplina de Medicina Aeroespacial do ICBAS.

Pedro Caetano um dos docentes do icbas envolvido na missão análoga e Professor afiliado da UC de Medicina Aeroespacial do ICBAS.

Pedro Caetano é professor afiliado da UC de Medicina Aeroespacial do ICBAS. (Foto: DR)