Pronto para ter medo? Para ter muito medo? Pela primeira vez no Porto, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vem à Casa Comum (Reitoria) da Universidade do Porto para apresentar aquela que se apresenta como uma das mais “assustadoras” seleções de curtas-metragens nacionais. E o dia (noite) não poderia ser mais indicado. Tudo acontece a 31 de outubro, noite de Halloween, a partir das 21h30.

O Abafador, de Silvana Torricella, conta-nos a história de um “abafador”. Alguém que viaja de terra em terra com a missão de ajudar quem sofre à espera da morte. Cansado de viver como um criminoso, faz um último “abafamento”, mas é surpreendido por uma mulher. O resto? Só vindo e vendo.

Paralisia, de Inês Monteiro, apresenta-nos Mafalda e Filipe no regresso a casa depois de uma noite de excessos. É quando adormecem que algo sinistro desperta…

Monstros, de Carlos Calika, coloca-nos perante a história, como o título indica, de um monstro. Sendo que este foge um pouco ao estereótipo da espécie já que…. Este é um monstro perseguido. Falta descobrir por quem…

Maelstrom, de Pedro M. Afonso, faz-nos sentir o lado mais frágil de um homem chamado Chico. Com um aspeto meio desleixado, decide melhorar a sua imagem para ter a autoestima necessária para convidar a sua vizinha a sair com ele. Perante a reação de Clara, Chico só tem uma solução: enfrentar a realidade e as perversões da própria mente.

Pedro Dias faz-nos entrar numa Casa Incerta, de um Portugal a braços com uma crise habitacional. Neste cenário de violência, o lema é “os mortos não precisam de casa”.

Dead Wheel, de Ariana Santos e Virgínia Barbosa, leva-nos até um arraial de carrosséis. Numa noite, uma viagem gastronómica junta dois jovens desconhecidos e leva-os a experimentarem uma montanha-russa de emoções.

A duração total das curtas é de 61 minutos. A entrada é livre, até ao limite da lotação da sala.

Sobre o MOTELX

O MOTELX realiza-se anualmente em Lisboa desde 2007 e tem acolhido os melhores filmes internacionais, assim como o cinema emergente de terror português.

A programação do Festival inclui longas e curtas-metragens, retrospetivas, cinema infantil, microCURTAS e documentários, para além de uma série de atividades como workshops, masterclasses e concertos.