Parasitas zoonóticos no pescado, o papel da Ilustração na Ciência,  a reprodução sexuada das plantas, as alterações climáticas e a sintonia do Universo são apenas alguns dos temas que compõem a nova edição do ciclo de palestras Biologia ao fim da tarde, organizado pelo Departamento de Biologia (DBIO) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

A partir do próximo dia 24 de outubro, quinzenalmente, às quartas-feiras, às 18h00, cientistas da FCUP regressam à divulgação de ciência e aprofundar e discutir os principais desafios da área da Biologia (e não só).

Nesta nova edição, para além da abordagem a alguns dos principais desafios e temáticas na área da Biologia, há uma expansão para áreas de interface com a Biologia e surgem como convidados docentes e investigadores de outros Departamentos da FCUP e de outras instituições.

As palestras decorrem num ambiente informal, com a duração de 20 minutos cada, seguidas de uma discussão final.

A participação presencial, ou através de Zoom, é gratuita e faz-se mediante inscrição prévia, sendo o certificado de participação encaminhado diretamente para o email do participante.

As inscrições para a primeira sessão, que contará com a participação da docente da FCUP, Maria João Santos, para falar sobre como evitar parasitas zoonóticos no pescado, e e da ilustradora científica Helena Batista, para falar sobre o papel da Ilustração na Ciência, já se encontram abertas. O evento terá lugar na sala FC5 2.78 – Sala Sampaio & Nobre.

O programa completo pode ser consultado na página do Departamento de Biologia da FCUP.

O Biologia ao fim da tarde é uma iniciativa do Departamento de Biologia, em colaboração com o Núcleo de Biologia da Universidade do Porto e a delegação do norte da Ordem dos Biólogos.