“Em tempos de demasiadas guerras à nossa volta, é mais do que nunca necessário olharmos para as pontes que constroem a paz”. A afirmação é de Gustavo Carona, médico intensivista e alumnus da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e serve de mote para a nova história contada com o intuito de ajudar a “humanizar mundos”.

Intitulado «Olhem para o mundo com coração», o novo livro do autor portuense, com prefácio de José Milhazes, tem apresentação marcada para esta quarta-feira, dia 18 de outubro, às 20h45, no Auditório CIM-FMUP, com a participação de Pedro Abrunhosa e Carlos Daniel.

Resultado das suas missões humanitárias “num planeta esquecido”, este é um livro que relata o mundo real, com histórias “duras e tristes”, mas também com exemplos de humanitarismo. O médico e autor sublinha que estas histórias “são uma viagem ao coração da humanidade e, por conseguinte, uma viagem às profundezas do nosso coração”.

“Nunca será uma pessoa que salvará o mundo de tantas injustiças, mas é também no poder de cada voz, de cada atitude, na imensidão do poder de cada individualidade, que podemos sonhar por mais sorrisos”, deseja o autor.

Da vontade de exercer medicina onde ela é mais necessária, Gustavo Carona embarcou em sucessivas missões nas profundidades de África e no Médio Oriente, de onde regressou “com uma enorme vontade de contar essas mesmas histórias para humanizar os mundos, que para a grande maioria de nós são praticamente invisíveis”.

A totalidade dos lucros obtidos com a venda do livro reverterá a favor de dez organizações não-governamentais, que promovem o ensino e a saúde em regiões desfavorecidas.

Sobre Gustavo Carona

Foi na FMUP que se formou enquanto médico (2004), e desde cedo abraçou as causas do voluntariado. Gustavo Carona viveu a primeira experiência em Moçambique, em 2009, em representação dos Médicos do Mundo Portugal, tendo representado, mais tarde, os Médicos Sem Fronteiras, pelos quais esteve na República Democrática do Congo (2009), Paquistão (2011), Afeganistão (2012), e na Síria (2013) e Iraque (2017).

A par da prática clínica e das missões no estrangeiro, Gustavo Carona já publicou as obras “1001 Cartas para Mossul”, “O Mundo Precisa de Saber” e “Diário de um Médico no Combate à Pandemia”.