Como já vem sendo tradição, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) une-se uma vez mais à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, para participar na iniciativa Outubro Rosa. O programa deste ano abrange um mês de recolha de donativos e sensibilização, que culminará numa caminhada muito especial, com direito a aula de Pilates.

Até ao fim de outubro, seguindo o objetivo de promover uma maior consciencialização da sociedade para a luta contra o cancro da mama, todas as instalações do CDUP-UP terão uma caixa, na qual toda a comunidade poderá deixar o seu donativo espontâneo.

Este mês de sensibilização termina no dia 28 de outubro (sábado), com a Caminhada UPFit Onda Rosa. O Estádio Universitário será o ponto de encontro para a acreditação, que inicia às 9h30. Às 10h15, as professoras do UPFit iniciam um momento de ativação para garantir que todos os participantes entram no espírito e energia da caminhada que se segue, às 10h30.

A caminhada termina novamente no Estádio Universitário, com uma aula de Pilates Onda Rosa, até às 12h15.

A participação na «Caminhada UPFit Onda Rosa» tem um custo de 5 euros. Quem quiser pode ainda adquirir a t-shirt do evento por um valor adicional. A totalidade da verba angariada reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.

Os/As interessados/as podem inscrever-se preenchendo o respetivo formulário online.

O Movimento “Outubro Rosa”

O movimento “Outubro Rosa” surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos da América, da necessidade de mobilizar a sociedade para a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o cancro da mama, através de campanhas de rastreio, informação e sensibilização.

Desde então, o cor de rosa é usado a nível global, como símbolo da homenagem a todas as pessoas que enfrentam esta luta.