A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto volta a associar-se à campanha “Todos pelo IPO” e está a promover, junto da sua comunidade, a recolha de pilhas, baterias e de equipamentos elétricos usados. O valor será posteriormente convertido num donativo que servirá para a compra de equipamentos médicos para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).

O posto de entrega – onde qualquer pessoa pode deixar os seus resíduos – encontra-se na UPTEC Asprela I, na Rua Alfredo Allen n455/461 Porto, até 31 de dezembro de 2023, sendo um dos oito mil postos de recolha da Rede Electrão, o principal promotor desta campanha.

Em 2022, a comunidade UPTEC conseguiu angariar 340 quilos em lâmpadas, pilhas, pequenas baterias, equipamentos informáticos e de telecomunicações de pequenas dimensões, assim como pequenos equipamentos elétricos. Já em 2020, foram recolhidos mais de 110 kg de material, cujo valor foi convertido em donativo para o IPO Lisboa.

Na edição do ano passado, as 265 empresas participantes recolheram 156 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados encaminhados para reciclagem, que resultaram em 37 mil euros em apoio para o IPO.

Promovida pela Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, a iniciativa deste ano pretende recolher, pelo menos, 100 toneladas de resíduos que se converterão num valor mínimo de 32 mil euros.