Uma equipa composta por estudantes das Faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto está em contagem decrescente para a participação na quarta edição do European Rocketry Challenge (EuRoC), um concurso europeu de lançamento de foguetões.

Os 11 estudantes da FCUP e da FEUP fazem parte dos cerca de 600 estudantes de 14 países que vão competir em Constância (Santarém) de 10 a 16 de outubro. De um total de 22 equipas de várias universidades europeias, a “North Space” é uma das duas únicas equipas nacionais selecionadas para a final do EuRoC.

O projeto SPATI-I, concebido pela equipa da U.Porto. será apresentado pela primeira vez na competição, tendo sido “possível completar com sucesso todo o design estrutural interior e exterior do foguetão, bem como planear o seu sistema de “recovery” e estudar a sua performance através de simulações computacionais”, como explica Gonçalo Teixeira, estudante da Licenciatura em Engenharia Física, curso conjunto entre FCUP e FEUP.

A equipa é composta por estudantes da FCUP e da FEUP, bem como por elementos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e da Universidade de Aveiro.

A fase de testes de ejeção dos paraquedas do foguete está também a decorrer e, com ela, toda a preparação da equipa para as operações que irão acontecer no terreno durante o EuRoC.

“Esperamos que, juntamente com as empresas parceiras, consigamos atingir a meta dos três quilómetros e recuperar o SPATI-I com sucesso. Apesar de todas as incertezas associadas a uma estreia na competição, estamos a aplicar todos os esforços para cumprirmos este nosso primeiro objetivo como associação”, explica Rita Pires, estudante do Mestrado em Engenharia Mecânica da FEUP.

O último ano de esforço colocado no projeto será decisivo para que a equipa consiga um “voo de sucesso”, ciente da concorrência que lhe espera por parte de outras equipas estudantis.

“Estamos muito curiosos em relação às equipas europeias que vamos conhecer e às ligações que poderemos fazer. Estamos lá todos pelo mesmo propósito: colocar em prática o nosso apreço pelo espaço”, conclui Gonçalo Teixeira.

A equipa North Space é ainda constituída por elementos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e da Universidade de Aveiro.