O estudante atleta Kevins Apseniece, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), e o médico e professor Carlos Magalhães, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foram dois dos nomes distinguidos na 36.ª edição dos Dragões de Ouro, iniciativa que distingue, anualmente aqueles que mais se destacam ao serviço do Futebol Clube do Porto.

Kevins Apseniece conquistou o Dragão de Ouro Atleta Amador do Ano, corolário de uma época em que se estabeleceu como uma das grandes promessas da natação portuguesa. Campeão nacional ainda com idade de júnior, o nadador de 19 anos alcançou um inédito 7.º posto nos últimos Europeus Sub-23, tendo ainda brilhado no troféu Sette Colli, em Roma, um dos mais prestigiados do mundo.

A última época do jovem atleta fica ainda marcada pela conquista de três títulos nacionais universitários com as cores da U.Porto, nos Campeonatos Nacionais Universitários de Natação Piscina Curta (100m Mariposa) e de Piscina Longa (50m Mariposa e 100m Mariposa).

Kevins Apseniece foui considerado o “Atleta Amador do Ano” do FC Porto. (Foto: Porto Canal)

Carlos Magalhães recebeu por sua vez o Dragão de Ouro Carreira, destinado a personalidades que se tenham notabilizado pelo seu percurso ao serviço dos dragões.

Diretor do Serviço de Cirurgia Geral de Ambulatório do Hospital de Santo António e professor de Medicina Desportiva e do Exercício no ICBAS, Carlos Magalhães integra, desde 2008, o departamento de Saúde do Futebol Clube do Porto.

O também antigo estudante do ICBAS é ainda médico da seleção nacional masculina de Voleibol e membro da Comissão Médica da Federação Internacional de Desporto Universitário. Em 2013, foi distinguido com o prémio Mérito Excelência na Gala do Desporto da U.Porto.

Realizada no Coliseu do Porto na noite de 28 de setembro, a 36.ª edição dos Dragões de Ouro distinguiu 16 personalidades e entidades ligadas ao FC Porto. Desde a primeira edição do evento, em 1988, foram agraciados nomes como Artur Santos Silva, Iker Casillas, Eduardo Vitor Rodrigues ou Rui Moreira.