A Beat Therapeutics, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi a vencedora da Pitch Competion do programa Startup Olé, na categoria Bio/Pharmatech, com a apresentação de uma terapia inovadora no tratamento do cancro.

O projeto desenvolvido em conjunto pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), REQUIMTE, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e o Instituto Português de Oncologia, Porto (IPO Porto), participou na 10.ª edição do programa de aceleração espanhol, e foi apoiado pelo EIT Health, na sequência da vitória nos Prémios InnoStars, iniciativa daquele Instituto europeu que visa apoiar startups inovadoras na área da saúde.

A Beat Therapeutics desenvolve opções terapêuticas mais eficazes para pacientes que enfrentam cancros agressivos e com reduzidas taxas de tratamento e sobrevivência. O primeiro medicamento candidato, uma terapia inovadora, mostra grande promessa contra a interação BRCA1/BARD1, um alvo altamente validado no tratamento do cancro.

A singularidade desta terapia reside na sua eficácia excecional, mecanismo de precisão que garante segurança, enquanto evita com sucesso a resistência e elimina eficazmente as células resistentes à quimioterapia, tornando-a num verdadeiro avanço no tratamento do cancro.

Para o cofundador da Beat Therapeutics, Hugo Prazeres, o crescimento rápido desta solução é bastante gratificante. “Quando soubemos que estaríamos na final, ficamos muito nervosos e entusiasmados. (…) O EIT Health permitiu-nos alcançar este destaque e talvez isso nos coloque um pouco mais perto dos nossos objetivos”, projeta o investigador.

Recorde-se que, para além da vitória nos Prémios InnoStars, a Beat Therapeutics foi a grande vencedora do iUP25k 2023 e ficou em segundo lugar no BIP Acceleration, duas iniciativas organizadas pela U.Porto Inovação no âmbito do projeto UI-CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo.

Depois dessas conquistas, a equipa participou ainda no concurso nacional que colocou frente a frente projetos inovadores nascidos nas sete universidades parceiras do UI-CAN (Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro), onde ficou em primeiro lugar.

Além da constituição da startup BEAT-Therapeutics, a equipa formada pelas/os investigadoras/es Lucília Saraiva e Ana Catarina Matos (FFUP e REQUIMTE), Ângela Carvalho, Hugo Prazeres e José Luís Costa (i3s), Maria José Umbelino Ferreira (FFUL) e ainda Silva Mulhovo, da Universidade de Pedagógica de Moçambique, está à procura de financiamento para avançar com estudos que permitirão definir as doses de referência para os primeiros ensaios clínicos.

Sobre o Startup OLÉ

A edição deste ano do Startup OLÉ decorreu de 4 a 7 de setembro, na cidade espanhola de Salamanca.

Ao longo da última década, este programa reuniu mais de 40 mil participantes de mais de 120 países, mais de 1.500 startups, scaleups e spin-offs, mais de 1.200 palestrantes, e mais de 300 empresas e investidores com carteira de investimentos superior a 100 mil milhões de euros.