O estudante José Caetano, do doutoramento em Química Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conquistou o prémio de “Best Poster Award” na conferência anual do programa português do Massachussets Institute of Technology (MIT)

José Caetano apresentou o trabalho que vem desenvolvendo no âmbito do doutoramento e destacou-se na área de investigação estratégica de Ciência de Dados. Em estudo está a possibilidade de “treinar” modelos com base na inteligência artificial ao serviço da indústria química. “São capazes de fornecer orientações para “otimizar processos químicos ou até mesmo criar novos catalisadores para os tornar mais eficientes”, adianta. 

O objetivo do modelo na base do doutoramento de José Caetano passa por prever reações de epoxidação, cruciais na  fabricação de medicamentos, plásticos e aromatizantes. 

Quanto ao futuro, o doutorando bolseiro do programa MIT Portugal, não tem dúvidas: “Este modelo poderá ser adaptado a outros processos químicos, com o potencial de revolucionar a forma como abordamos a química e a otimização de processos, resultando em benefícios significativos para a indústria e o meio ambiente”. 

José Caetano, licenciado e mestre em Química pela FCUP, foi um dos cinco galardoados com o prémio de melhor poster atribuído às diferentes áreas estratégicas do programa MIT Portugal.  Com a apresentação do poster “Data Driven, Explainable Machine Learning Models for Accurate Thermodynamic Predictions”, o estudante conquistou um prémio no valor de 300 dólares e descreve esta distinção como a valorização do seu projeto de investigação pela comunidade científica. 

Para José Caetanano, esta distinção significa a “valorização do seu projeto de investigação pela comunidade científica”. (Foto: DR)

Orientado por Natália Cordeiro, do Laboratório Associado para a Química Verde – LAQV-REQUIMTE, o estudante está agora a iniciar os próximos passos neste modelo que, a concretizar-se, poupará tempo e recursos na indústria.

“Após ser bem-sucedido a prever os rendimentos de produção, irá em breve permitir orientar a criação “inversa” de novos catalisadores. Em vez de experimentar milhares de estruturas por tentativa-erro, o modelo irá determinar com precisão o catalisador ideal para otimizar a reação”, antecipa.  

Sobre a conferência anual do MIT Portugal 

A conferência anual do MIT Portugal realizou-se no dia 22 de setembro, no Altice Forum Braga, sob o mote “Research that impacts society”.

O evento teve como foco os resultados dos sete projetos de investigação colaborativa Flagship Projects do Programa MIT Portugal  e a sua contribuição para o progresso científico do sistema português de Investigação & Desenvolvimento em áreas estratégicas do programa: Oceanos-Espaço,  Alterações Climáticas, Cidades Sustentáveis, e Transformação Digital na Manufatura.

Um dos momentos-chave da conferência foi a Sessão de Posters que juntou estudantes portugueses de doutoramento e estudantes do programa português do MIT com um projeto de investigação apoiado ao abrigo desta iniciativa.