Três dias para debater a transformação digital na área da saúde. É a proposta da iniciativa Change Health Days, um evento organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que pretende criar um espaço para o diálogo e a inovação, explorando parcerias estratégicas.

Será nos dias 28, 29 e 30 de setembro que dezenas de profissionais de saúde e especialistas em tecnologia de saúde estarão reunidos para debater os desafios proporcionados pela transformação digital, bem como as potenciais aplicações da inteligência artificial e da investigação biomédica, entre outros temas.

“É hoje consensual a necessidade urgente de uma transformação digital que acompanhe a investigação ou a inovação, e que possa responder às expectativas de saúde das populações e de promover uma prática clínica eficiente”, afirma Nuno Vale, professor da FMUP e um dos principais responsáveis pelo evento.

Um dos pontos altos deste encontro vai ter lugar precisamente no dia 29 de setembro, momento em que os participantes irão conhecer os conceitos, objetivos, princípios e estrutura da nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica.

Aproximar a Academia e a Indústria

Neste dia, o programa contempla a realização de quatro painéis sobre temas como “Análise de Dados e Inteligência Artificial em Saúde”, “Investigação Clínica e Gestão de Inovação em Saúde”, “Sistemas de Informação em Saúde” e “Investigação Biomédica e Bioinformática”. O objetivo passará por “auscultar e debater as necessidades do setor e as aptidões prioritárias”.

Entre os oradores com presença confirmada no evento incluem-se os nomes de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, José Castro Lopes, Vice-Reitor da U.Porto, João Fonseca, Nuno Vale, Bernardo Sousa Pinto, Inês Falcão Pires e Adelino Leite-Moreira, entre outros professores da FMUP. Em representação da indústria, estarão presentes Luís Menezes (Unilabs), Isabel Vaz (Luz Saúde), José Bastos (Knok Healthcare) e António Parada (FairJournay Biologics), entre outros.

“Estamos conscientes de que, atualmente, o sector da saúde requer profissionais cada vez mais criativos, e aptos a responder adequadamente a desafios globais como o envelhecimento e a sustentabilidade”, acrescenta Nuno Vale.

No último dia do encontro (30 de setembro), o programa será dedicado aos líderes de opinião em saúde digital. Os participantes vão abordar temas como “Redes Sociais e Saúde em Portugal”, “Ensino e Formação, Investigação e Cuidados de Saúde”, e “Saúde Pública, Políticas de Saúde e Marketing”.

Os Change Health Days são uma organização da FMUP, em colaboração com a Digital Health Portugal.

A entrada é livre, mediante o preenchimento do respetivo formulário de inscrição.