O estudo dos mecanismos que regulam os açúcares à superfície das células de cancro gástrico com o objetivo de perceber a progressão desta doença oncológica valeu a Catarina Marques, estudante do Programa Doutoral em Biologia Molecular e Celular (MCBiology) da Universidade do Porto, a conquista de duas bolsas internacionais para apresentar o seu trabalho na prestigiada «89th Harden Conference – Proteoglycans: Matrix Master Regulators», evento de onde trouxe o prémio de melhor poster.

A desenvolver investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), Catarina Marques participou nesta conferência organizada pela Biochemical Society e pela British Society for Matrix Biology (BSMB) no âmbito de uma bolsa da acção COST INNOGLY e de uma Bolsa Harden, financiada pela Biochemical Society.

No Reino Unido, Catarina Marques teve oportunidade de apresentar uma «flash talk» e um poster e de “ouvir e aprender com especialistas da área dos glicosaminoglicanos e proteoglicanos e discutir o trabalho que estamos a desenvolver com investigadores que admiro bastante”.

Receber um prémio de melhor poster numa conferência com esta dimensão, acrescenta Catarina Marques, “foi o culminar de uma experiência que, por si só, já teria sido fantástica. Além disso, incentiva-me a manter o foco e o empenho para encarar os próximos desafios”.

O trabalho de doutoramento de Catarina Marques está a ser desenvolvido no grupo do i3S «Glycobiology in Cancer», liderado por Celso Reis, sob orientação de Ana Magalhães, investigadora do i3S e docente do ICBAS, e do investigador Romain Vivès, do Institut de Biologie Structurale, da Grenoble University, em França

“Estamos a estudar novas enzimas que participam na modificação das cadeias de açúcares existentes à superfície das células e que foram descritas como estando alteradas no contexto de cancro gástrico», revela a jovem investigadora, sobre o seu trabalho.

O objetivo, adianta Catarina Marques, “é compreender de que modo estas alterações açúcares influenciam o desenvolvimento da doença e, adicionalmente, determinar assinaturas de glicosilação associados à doença”.