Daniela Resende, doutoranda do Programa Doutoral em Ciência Animal no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e investigadora no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP), foi nomeada uma das três finalistas ao «Aquaculture Europe 2023 Student Spotlight Award», atribuído pela Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS, na sigla em inglês).

A estudante foi selecionada de entre 130 artigos/projetos de investigação submetidos por estudantes para a Conferência de Aquacultura Europeia 2023, que terá lugar em Viena, na Áustria, entre 18 e 21 de setembro de 2023. A escolha será determinada após uma votação sobre apresentação de cada projeto de investigação em forma de “pitch”.

Intitulado “Dietary inclusion of sardine cooking waters: impact on appetite regulation, growth and sensory properties of European seabass”, o trabalho de Daniela Resende aborda a utilização de aromas extraídos da água de cozedura da sardinha, um resíduo da indústria conserveira, num composto atratante  em dietas para robalo de viveiro.

Um dos motivos para esta investigação é que o setor da aquacultura tem procurado soluções cada vez mais sustentáveis para as dietas dos peixes, devido à escassez e aumento de preço da farinha e óleo de peixes, que eram ingredientes com um papel fundamental. Para os substituir, a indústria tem recorrido a farinhas e óleos provenientes de plantas, como por exemplo, a soja.

Contudo, dietas com alto teor de ingredientes vegetais apresentam regularmente uma menor palatabilidade, o que faz com que os animais recusem essas dietas. É então necessário recorrer a compostos atrativos para incluir nas dietas vegetais.

Segundo a investigadora e nomeada, “procuramos então usar os referidos aromas, de forma a que, a partir de um sub-produto, tendo por vista a economia circular, consigamos obter dietas sustentáveis, mas que apresentem uma maior palatabilidade.”

Em termos de implicação para o consumidor, o trabalho mostrou ainda que os peixes alimentados com as dietas suplementadas apresentavam um perfil sensorial tradicional do robalo e que eram muito bem aceites pelo consumidor.

“É um incentivo muito grande”

Os estudantes do Programa Doutoral SANFEED do ICBAS, cuja diretora é a docente Luisa Valente, são financiados em parte pela FCT (75%) e o restante por uma empresa (25%), com a qual colaboram no âmbito do seu projeto de doutoramento.

No caso de Daniela Resende, o trabalho em causa contou com a colaboração da Sense Test, nomeadamente na parte da análise sensorial, uma vez que se trata de uma empresa de renome internacional nessa área. O projeto é muito abrangente, pelo que, de acordo com  a jovem investigadora, “houve uma colaboração com diferentes instituições (que são também instituições de acolhimento do meu doutoramento) e, além da Sense Test, o GreenUPorto também ajudou na parte da análise sensorial, bem como, o CBQF que colaborou no desenvolvimento e caracterização dos aromas. Por fim, o CIIMAR teve um papel fundamental na realização da experimentação animal com os robalos em si.”

Para a premiada “o prémio é um incentivo muito grande, já que o trabalho experimental foi feito em grande parte numa altura complicada, devido aos constrangimentos causados pela pandemia de COVID-19. Era, por isso, fácil desmotivar! Ver o trabalho reconhecido desta forma, pela Sociedade Europeia de Aquacultura, tem um significado muito grande”.

O «AE Student Spotlight Award» destina-se a premiar os melhores resumos submetidos por estudantes ao evento anual da EAS. Os três estudantes finalistas recebem um prémio de 300 euros e o vencedor recebe 300 euros adicionais, a entregar na final.

Sobre Daniela Resende

Mestre em Bioengenharia (uma parceria FEUP/ICBAS), com especialização em Engenharia Biológica, Daniela Resende participou no programa Erasmus para Diplomados, com um estágio no IBTB da Universidade de Estugarda (Alemanha). Obteve uma bolsa do projeto NETDIAMOND na Universidade de Aveiro.

É, desde 2019, estudante do Programa Doutoral em Ciência Animal do ICBAS, estando a desenvolver o seu trabalho em colaboração com a empresa Sense Test, no âmbito do programa SANFEED. Trabalhou com a aplicação de compostos bioativos em produtos alimentares e sua nanoencapsulação para aumentar o seu potencial.

Atualmente, a sua área de investigação centra-se na aplicação de subprodutos da indústria agroalimentar como fontes de compostos bioativos para rações de aquacultura, avaliando o seu impacto no crescimento dos peixes, no estado imunitário, nas defesas antioxidantes e no valor nutricional e sensorial.