Dos 8.190 estudantes colocados na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior 2023/2024, 311 têm como destino as 55 licenciaturas e mestrados integrados da Universidade do Porto. Os dados foram divulgados este domingo, pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior (MCTES).

Depois de ter preenchido 4.626 vagas na 1.ª fase do Concurso Nacional, a U.Porto partia para esta segunda fase com 290 vagas por ocupar, resultado da soma das vagas que não foram preenchidas na 1.ª fase (78) e daquelas que, tendo sido preenchidas, acabaram por ser libertadas por falta de inscrição / matrícula dos candidatos selecionados. A estas somavam-se ainda 75 vagas libertadas em consequência da recolocação – noutras instituições/cursos – de estudantes colocados na Universidade na 1.ª fase.

Entre os cursos da U.Porto que tiveram mais colocados nesta 2.ª fase do Concurso, destaca-se a licenciatura em Direito (18). Seguem-se o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e as licenciaturas em Economia e em Sociologia (todos com 17 colocados), a licenciatura em Ciências da Educação (16) e a licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente (14).

Por preencher ficaram apenas 54 vagas, distribuídas por quatro licenciaturas: Química (19), Engenharia Geoespacial (18), Engenharia Agronómica (9) e Física (6).

A U.Porto preencheu perto de de 5.000 vagas nas duas primeiras fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024. (Foto: Rui Farinha/U.Porto)

U.Porto domina as médias mais altas

À semelhança do que aconteceu na 1.ª fase do concurso, a Universidade do Porto volta a liderar a tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior em Portugal. De resto, são da U.Porto três dos quatro cursos com a nota de acesso mais elevada no país,.

O Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) é aquele que regista a nota de entrada – do último colocado – mais alta (194,3 valores). Seguem-se o Mestrado Integrado em Arquitetura (192,0) e a licenciatura em Design da Comunicação (191,0). Neste topo intromete-se apenas a licenciatura em Engenharia Aeroespacial da Universidade de Lisboa, com 192,0 valores.

Os estudantes agora colocados na Universidade do Porto devem matricular-se até às 16h30 desta terça-feira, 19 de setembro, através do portal www.up.pt/matriculas.

De acordo com os dados agora divulgados pelo MCTES, foram então colocados 8.190 estudantes na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso 2023. No conjunto da primeira e segunda fases, são já 50.767 os candidatos que ingressaram este ano letivo no ensino superior em Portugal.

A terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024 decorre de 22 a 25 de setembro.