Para assinalar as Jornadas Europeias do Património, a Universidade preparou um conjunto de iniciativas com o objetivo de proporcionar uma visão multidisciplinar daquilo que instituição tem para oferecer. Quando? No fim de semana de 23 e 24 de setembro. Quanto custa? Nada. Todas as atividades são gratuitas.

Sábado, dia 23, a proposta inclui uma visita orientada às exposições Disdocentes e As viagens de Abel Salazar. Paris em 1934, patentes no Edifício Histórico da U.PortoReitoria).

Com início previsto para as 11h00, a visita começará nas Galerias da Casa Comum, na companhia dos Disdocentes, uma mostra com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, que se centra na presença de artistas que foram ou são docentes, ou foram discentes das Belas Artes do Porto, representados na Coleção de Arte da Fundação Ilídio Pinho.

Já na Biblioteca do Fundo Antigo, será possível encontrar As Viagens de Abel Salazar. Paris em 1934, uma exposição que resulta de um projeto pedagógico coordenado por Hugo Barreira (docente do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da U.Porto), em parceria com Susana Pacheco Barros, coordenadora da Casa-Museu Abel Salazar, e a Unidade de Cultura da U.Porto.

A visita tem a duração prevista de uma hora. A participação é gratuita – embora limitada à lotação do espaço -, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected].

Aprender fora da sala de aula

Também no sábado, o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP associa-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património 2023 com duas iniciativas de caráter científico-pedagógico enquadradas da atividade desenvolvida pelos estudantes da Licenciatura em História da Arte e do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual no ano letivo 2022/2023.

De manhã, pelas 10h00, decorrerá uma visita orientada ao edifício da Quinta de Vila Franca /Museu Quinta de Santiago (da autoria de Nicola Bigaglia e com projeto de restauro de Fernando Távora) e à exposição “Interrupções e Continuidades na coleção da Câmara Municipal de Matosinhos, décadas 30 a 50”, realizada pelos curadores da exposição, os docentes Rui Maia e Hugo Barreira.

De tarde, pelas 15h00, as atividades regressam ao Edifício da Reitoria, para uma visita à exposição As Viagens de Abel Salazar: Paris 1934, seguida de um workshop orientado por estudantes da UC de Imagem e Contexto II do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual, do ano letivo 2022/2023.

Este workshop funciona como uma experiência interativa de making of da exposição, orientada pelos estudantes que, sob a orientação de Hugo Barreira, responderam ao desafio lançado pela Reitoria da U.Porto e pela Casa-Museu Abel Salazar.

As duas atividades, com inscrição obrigatória,  dirigem-se fundamentalmente aos estudantes do DCTP, numa partilha dinâmica interpares de experiências de aprendizagem baseadas em metodologias pedagógicas de learning by doing e de flipped classroom, que trouxeram a sala de aula para o exterior da FLUP e permitiram um contacto direto com objetos e instituições. Nesse sentido, também as Jornadas levarão o público da FLUP ao exterior, decorrendo in loco e sendo também abertas ao público em geral.

Plantas com história

A proposta para o dia 24 de setembro é… completamente diferente. Das 11h00 às 12h30 vamos dar a conhecer as Outrora vivas. De que falamos? De coleções de plantas de paisagem anteriormente exploradas. Onde? No polo central (Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP).

Através de uma perspetiva botânica, esta visita guiada inclui as coleções do Herbário da Universidade do Porto, mas não só. Fará parte do “pacote da experiência” uma incursão num outro espaço expositivo: O Museu à minha procura.

Esta exposição apresenta peças das diversas coleções do MHNC-UP e das coleções de algumas das Faculdades da U.Porto e da Casa-Museu Abel Salazar. Com a curadora do Herbário da U.Porto, Cristiana Vieira, os participantes vão descobrir a relevância das coleções botânicas na educação e os segredos da conservação dos recursos naturais vegetais do nosso planeta.

Património Vivo é o tema principal das Jornadas 2023. A participação nesta última visita orientada também é gratuita, mediante inscrição prévia, e limitada à lotação do espaço, para [email protected].

O polo central do MHNC-UP localiza-se no Edifício Histórico da U.Porto, com entrada pelo Campo dos Mártires da Pátria 81 (ao jardim da Cordoaria).