A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está prestes a receber a 18.ª edição do mais antigo congresso realizado por universitários portugueses nas áreas biomédicas. Entre os dias 14 e 17 de setembro, o Young European Scientist Meeting (YES Meeting) vai reunir investigadores e cientistas de renome, incluindo um Prémio Nobel.

Ao longo de quatro dias, os mais de 600 participantes vão poder assistir a nove sessões científicas e adquirir conhecimento em mais de 50 workshops. Este ano, os temas centrais do evento vão desde as neurociências à biologia molecular, passando pela dermatologia, paleogenética e biotecnologia.

Um dos principais destaques é a presença de James Orbinski, antigo presidente do Conselho Internacional dos Médicos sem Fronteiras na época em que a organização recebeu o Prémio Nobel da Paz, em 1999.

Contabilizando 35 anos de experiência, o médico, escritor e ativista canadense irá abordar as “lições aprendidas” e “o que fazer e o que não fazer” para uma visão, voz e ação mais eficazes na saúde global e no humanitarismo do século XXI.

Outro dos destaques do programa é a sessão focada nas mulheres que ocupam posições de liderança com impacto das áreas da biomedicina, onde Nupur Kohli, médica e líder de cuidados de saúde multipremiada, juntamente com Molly Stevens, vencedora do Novo Nordisk Prize e professora da Universidade de Oxford, vão refletir sobre o seu percurso e partilhar “alguns dos seus desafios e triunfos”.

A intervenção de Anjali Bhat, investigadora no Wellcome Centre of Human Neuroimaging e cujo trabalho se debruça sobre psicose, inferência ativa, estados psicadélicos, interceção e distinções entre o eu e o outro, é também um dos momentos mais aguardados da presente edição.

Um programa repleto de “descobertas”

Além das sessões científicas, os participantes vão ter a oportunidade de testar os seus conhecimentos teóricos e práticos através de três competições, nomeadamente a Breakthrough Competition, uma competição internacional dedicada à criação de uma ideia tecnológica original e inovadora que seja “aplicável à solução de problemas relacionados a doenças humanas”.

Este ano, o YES Meeting voltará a contar com mais de uma centena de apresentações de estudantes nacionais e internacionais e mais de sete mil euros em prémios.

Tal como nas últimas edições, esta iniciativa oferece ainda aos participantes a possibilidade de conhecerem o património histórico e cultural da cidade do Porto, através de um programa que os levará a locais como a Casa da Música, Serralves e a Livraria Lello, entre outros.

A 18.ª edição do YES Meeting arranca no dia 14 de setembro com a tradicional sessão solene de abertura.