Os Jardins do Palácio de Cristal, recebem, de 25 de agosto a 10 de setembro, a edição de 2023 da Feira do Livro do Porto. Está assim de regresso o maior evento literário do norte do país que, à semelhança dos últimos anos, volta a contar com a participação da U.Porto Press, a Editora da Universidade do Porto.

“Entra na viagem” é o tema central da participação da Universidade do Porto nesta edição, bem espelhado no layout do pavilhão 27 do certame. Ali, a U.Porto Press desafia todos os visitantes a viajarem através da leitura, entendida como veículo para uma das viagens mais importantes da vida: a aprendizagem. Porque “Ler é viajar sem sair do lugar, voar sem ter asas…” (Alice Ferreira).

São livros e livros a perder de vista, num total de cerca de duas centenas de títulos, entre publicações com a sua própria chancela, mas não só. A U.Porto Press, enquanto representante da Universidade do Porto neste evento, coloca à disposição do visitante edições das faculdades de Arquitectura, Desporto, Letras, da Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar, do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, da Fundação Instituto Marques da Silva e do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto.

A variedade temática está, portanto, garantida no pavilhão da Universidade do Porto, onde os descontos chegam aos 70%. Ali há propostas com preços de capa desde 1,75 euros, estando quase metade dos títulos à venda por menos de 10 euros

De realçar, também, os descontos especiais nos títulos selecionados para Livro do Dia, alguns deles recentemente editados.

Sessões de autógrafos

Aproveitando a oportunidade que a Feira do Livro propicia, no sentido de colocar em contacto direto visitantes e autores, a U.Porto Press preparou três sessões de autógrafos para a presente edição da Feira. Distribuídas pelos três fins de semana, terão lugar em frente ao pavilhão da Universidade do Porto (27).

A primeira decorrerá logo a 27 de agosto, domingo, pelas 17h00, sendo conduzida por Manuel João Monte, autor da peça de teatro Phosphorus (Entre Vénus e Lúcifer).

A 2 de setembro, sábado, às 16h30, terá a palavra Virgílio Borges Pereira, tradutor de Convite à Sociologia Reflexiva, versão portuguesa da obra dos sociólogos Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant.

No último fim de semana do evento, a U.Porto Press receberá Paulo Martins da Costa, autor do título Muitas Espécies, Uma Só Medicina Veterinária. Esta última sessão terá lugar no dia 9 de setembro, sábado, também pelas 16h30.

O programa das sessões de autógrafos promovidas pela Editora da Universidade do Porto arranca domingo, dia 27, pelas 17h00. (Foto: U.Porto Press)

Dar corda à palavra, em homenagem a Manuel António Pina

A celebrar a sua 10.ª edição nos Jardins do Palácio de Cristal, a Feira do Livro do Porto 2023 contará com a presença de “mais de uma centena de livrarias e de selos editoriais, de maior ou de menor expressão, generalistas ou de especialidade”, conforme destacou Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, na conferência de imprensa de apresentação do evento.

Nesta edição, o homenageado é o poeta, escritor, jornalista Manuel António Pina (1943-2012). “Uma personagem absolutamente multifacetada e extraordinariamente complexa (…), uma espécie de pessoa-prisma”, como caraterizou Rui Lage, comissário convidado do programa de homenagem, aludindo às múltiplas facetas do homenageado. Rui Lage esclareceu ainda que o “ensejo” da programação de 2023 é “abrir uma janela” para a reflexão e debate em torno da obra complexa de Manuel António Pina.

Já João Gesta, Coordenador de Programação, afirmou que esta Feira do Livro do Porto 2023 será “rica, diversificada, multidisciplinar e inclusiva”. Uma edição “aberta à participação de todos os que dedicam a sua vida ao livro e à palavra”. “Dar corda à palavra” é, assim, o propósito maior desta Feira.

A Feira do Livro do Porto 2023 estará de portas abertas entre as 12h00 e as 21h00, de segunda a quinta-feira; entre as 12h00 e as 22h00, à sexta-feira; entre as 11h00 e as 22h00, ao sábado; e ao domingo, entre as 11h00 e as 21h00.