A Universidade do Porto está de partida para umas merecidas férias após mais um ano tão exigente quanto bem-sucedido. Mas nem por isso faltam motivos para visitar os espaços da melhor universidade portuguesa ao longo do mês de agosto.. Aqui ficam algumas sugestões:

A Casa está aberta

Está a planear uma visita à Baixa do Porto? Quer fugir dos locais mais procurados pelos turistas? Tem espaço para uma pausa para um pouco de história, arte e ciência? E que tal juntar tudo isso num dos espaços mais icónicos da cidade? Aponte as coordenadas e siga as nossas sugestões para um programa inesquecível nos espaços da Reitoria da Universidade do Porto.

Ponto de encontro: a Praça Gomes Teixeira (também conhecida como Praça dos Leões), assim batizada em homenagem ao primeiro Reitor da U.Porto. E para começar, basta entrar, virar à esquerda e “bater à porta” da Casa Comum, o espaço que, desde 2019, oferece à comunidade um programa regular de atividades culturais diversificadas e gratuitas.

Para estes dias de verão, a proposta da Casa Comum leva os visitantes ao encontro de alguns dos mais importantes artistas portugueses contemporâneos. Assim se apresentam os Discodentes, título da exibição inédita que traz à “casa mãe” da Universidade um conjunto de obras pertencentes à prestigiada Coleção de Arte Moderna e Contemporânea da Fundação Ilídio Pinho.

A exposição pode ser visitada até dia 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h00 às 18h00, nas galerias da Casa Comum. A entrada é livre.

Saindo da Casa Comum, e subindo a icónica escadaria do Edifício Histórico da Universidade, rumamos à não menos icónica Sala do Fundo Antigo, ponto de partida para as As Viagens de Abel Salazar: Paris 1934. Assim se designa a exposição que, tendo como mote a publicação Paris em 1934, convida a percorrer as vivências e impressões do histórico médico e professor da U.Porto durante o seu “autoexílio” na capital francesa

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até 30 de outubro, às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, das 14h30 às 17h30.

De regresso ao átrio de entrada da Reitoria, não vai deixar de reparar no conjunto de peças que evocam o legado do químico António Ferreira da Silva, numa altura em que se celebra o centenário da morte do “pai” da Toxicologia Forense em Portugal. Mas já lá vamos… Antes, sugerimos uma pausa para visita à renovada Loja da Universidade, onde poderá encontrar uma lembrança única da U.Porto.

Terminou a visita? E que tal uma foto para a posteridade? Da renovada Fonte dos Leões ou com vista para os Clérigos, “perca-se” à procura do melhor ângulo sobre as arcadas do edifício centenário. Ou então, faça fila para “tocar” a Lua suspensa que celebra os 50 anos da chegada do Homem ao único satélite da Terra, junto à entrada principal. No final, não se esqueça de partilhar o resultado com a hashtag #uporto!

Pelos “tesouros” da Universidade

Saindo da Reitoria, rumamos a sul e contornamos o Edifício Histórico até à Cordoaria, para um encontro imediato com um lobo com mais de 100 anos, um esqueleto de um espadarte com cerca de 4,20, uma máscara fúnebre do Antigo Egito ou uma coleção de borboletas apreendida pelo Estado Português durante a 1.ª Guerra Mundial. São estas e muitas outras histórias do passado que nos conta O Museu à Minha Procura, título da exposição que está patente no Polo Central (Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Servida como um “aperitivo” para o futuro Museu da Universidade do Porto, atualmente em construção, esta exposição temporária pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (último acesso às 17h30). Visitas guiadas podem ser agendadas através do e-mail [email protected].

O Museu à Minha Procura reúne mais de 100 “tesouros” do MHNC-UP. (Foto: João Soares/U.Porto)

Mas há mais enigmas e histórias para desvendar no Polo Central do MHNC-UP. A começar por esta: serão os gémeos idênticos – monozigóticos (MZ) – mesmo iguais? Desde o início de junho que a resposta é servida na exposição Monozigóticos: a diferença na igualdade, resultado do encontro entre o trabalho de Alexandra Matias, ginecologista, obstetra e professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e a lente da fotógrafa Cláudia Rocha.

Esta exposição fotográfica está patente ao público até 31 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada? É livre, claro!

Viagem pela história da Química

Mudamos de sala e continuamos a viajar pelo passado, desta vez para uma aula de Química muito especial no renovado Laboratório Ferreira da Silva, o mais recente ex-libris do Polo Central do MHNC-UP.

Resultado de um investimento que permitiu recuperar o mesmo aspeto do espaço aquando da sua inauguração, há mais de 100 anos, o agora Laboratório-museu propõe uma viagem pela história da Química, na “companhia” de  mais de 80 instrumentos científicos, frascos com produtos químicos, amostras minerais, utensílios de laboratório, livros e mobiliário. Pelo caminho, convida-se a conhecer um pouco mais sobre a figura de António Ferreira da Silva, fundador do Laboratório e antigo professor e diretor da Faculdade de Ciências (FCUP).

O Laboratório Ferreira da Silva pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com a última entrada às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, o horário será das 10h00 às 13h00. A entrada é livre e gratuita.

Ao longo do mês, o Laboratório abre também as suas portas aos mais novos. Basta seguir os aromas do “Laboratório dos Nutrientes”, o programa que convida as crianças dos 4 aos 8 anos a conhecer os fenómenos químicos e biológicos que acontecem nas nossas cozinhas.

O Laboratório Ferreira da Silva reabriu as portas ao público em abril de 2021 (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Verão servido com Ciência

Se prefere o som dos passarinhos à azafama da cidade, então propomos uma viagem até ao Polo do Campo Alegre, à boleia do programa VERÃO NO MUSEU 2023, oferecido pelo polo do MHNC-UP ali instalado.

Tendo como palcos principais a Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva e o histórico Jardim Botânico da U.Porto, esta iniciativa oferece “um conjunto irresistível de atividades e eventos, para todas as idades”. A começar pelas que convidam a (re)descobrir o Jardim Botânico através de visitas temáticas – diurnas e noturnas – e de ações de manutenção dos espaços. Já a pensar nos mais novos, o MHNC-UP disponibiliza um “programa de ocupação das férias repleto de literatura, arte, ciência e descoberta”, para crianças dos 6 aos 12 anos.

A participação nas atividades do Verão em Jardim é gratuita, mediante inscrição prévia. Já o programa de Férias com o Museu prolonga-se até 25 de agosto. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].

Ao longo do mês, e até 9 de setembro, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva junta-se ainda ao Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO) e ao Centro Ciência Viva de Vila do Conde, na promoção de um conjunto de atividades ao ar livre, inseridas no âmbito do programa Ciência Viva no Verão 2023.

Observar o espaço a partir do Planetário ou descobrir a origem da baleia que dá as boas-vindas aos visitantes da Galeria da Biodiversidade são apenas algumas das atividades que convidam a o público de todas as idades a descobrir a Ciência de forma divertida.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

A Galeria da Biodiversidade está aberta ao público desde 2017. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Com os olhos no futuro

Para o fim deixamos duas sugestões destinadas no público mais jovem. Já ouviu falar da Universidade Júnior? Pois bem, depois de quatro semanas intensivas de atividades, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário instala-se, de 31 de julho a 1 de setembro, em vários espaços da Universidade e da cidade do Porto, levando consigo um programa alargado de atividades destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos.

As várias oficinas disponíveis são orientadas por monitores qualificados e decorrem, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h30. Para mais informações e inscrições, consultar o portal da Universidade Júnior.

E terminamos… onde começamos. No Edifício Histórico da Universidade, mais concretamente na sala da Reitoria que acolhe por estes dias o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP).

Numa altura em que decorre a 1.ª fase de candidaturas ao do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024, o GAES é o local ideal para esclarecer todas as dúvidas dos futuros universitários.

O GAES-UP está em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h45, num espaço preparado especialmente para o efeito no primeiro piso do edifício da Reitoria.

O GAES-UP garante um atendimento especializado e personalizado a todos/as os/as candidatos/as ao Ensino Superior português. (Foto: U.Porto)

Nota: Para mais informações sobre outras atividades a decorrer na U.Porto ao longo do mês de agosto, sugere-se a consulta das páginas das faculdadesunidades de investigação e demais serviços da Universidade.