Implementou métodos inovadores nas áreas da química dos alimentos e da química forense. Foi diretor do Laboratório Químico da Universidade do Porto e do Laboratório Municipal que fiscalizava as condições da higiene pública, prevenia fraudes alimentares e realizava análises toxicológicas do foro médico-legal. Foi elevado ao estatuto de figura popular com o caso do Crime da Rua das Flores, em que as suas análises periciais foram protagonistas no julgamento e condenação do clínico portuense Urbino de Freitas pelo envenenamento do sobrinho.

António Joaquim Ferreira da Silva (28 de julho de 1853 – 23 de agosto de 1923), no ano em que se assinala o centenário da sua morte, será homenageado pela Universidade do Porto, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química e o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, com um programa de atividades que se irá estender até ao próximo ano.

O arranque é dado a 17 de julho, segunda feira, dia em que o Laboratório Ferreira da Silva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP) estará excecionalmente aberto ao público. Este espaço museológico recria o laboratório químico do século XIX, onde o professor Ferreira da Silva e os estudantes desenvolveram atividades científicas.

Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 poderá ver uma exposição de documentos do Arquivo Ferreira da Silva. Ao longo do dia, a curadora de instrumentos científicos do MHNC-UP, Marisa Monteiro, levará os visitantes a explorar uma seleção de documentos históricos do Arquivo Ferreira da Silva (Fundo Antigo da U.Porto e Arquivo do MHNC-UP). A entrada é livre.

Fique um pouco mais. A cerimónia de abertura oficial das comemorações do programa Química para a vida começa, precisamente aqui, no Laboratório Ferreira da Silva, às 17h30. A sessão contará com uma intervenção de Rui Gomes, intitulada Ferreira da Silva, cinco estações em algumas fotografias, feita a partir de excertos da biografia que o historiador publicou em 2017.

O Laboratório Ferreira da Silva, patente no polo central do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

As homenagens prosseguem no dia 25 de julho, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, no âmbito do XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química. O evento contará com um painel de comunicações, do qual farão parte Marisa Monteiro, curadora de instrumentos científicos do MHNC-UP, e Manuel João Monte, professor associado convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com as comunicações O Laboratório Ferreira da Silva, crónica de uma reconstrução desejada, e Os zoilos e os templos das ciências. A participação é sujeita à inscrição no encontro.

No dia 30 de setembro é a vez de conhecer o(s) percurso(s) de Ferreira da Silva pelo centro da cidade do Porto através do Roteiro do ConhecimentoOs laboratórios de Ferreira da Silva: em prol do ensino e da investigação em análise química”. Com início marcado para as 10h00, o percurso tem participação gratuita, mediante inscrição prévia.

A exposição Ferreira da Silva/Química para a vida, uma vida de química abre portas ao público às 18h00 do dia 10 de outubro, na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Vamos conhecer alguns objetos do acervo de instrumentos históricos do MHNC-UP, livros do Fundo Antigo da U.Porto e documentos do Arquivo Ferreira da Silva, bem como uma seleção de fotografias cedidas pela família. Com entrada livre, a exposição estará patente até ao dia 1 de junho de 2024.

Dia 3 de novembro, a proposta é para que nos acompanhe num Sarau Científico. Sérgio Rodrigues, professor auxiliar da Universidade de Coimbra, vai falar-nos sobre A história química de uma vela, a partir das 21 horas, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, também com entrada livre.

No dia seguinte, 4 de novembro, às 18h00, venha Ao encontro de Ferreira da Silva e a sua época: o químico, as suas ideias, as suas crenças no Laboratório Ferreira da Silva. Vamos assistir à dramatização da obra do historiador Rui Gomes pelos alunos do 12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades do Agrupamento de escolas Professor Doutor Ferreira da Silva. A encenação é de Isabel Franco e a entrada é livre.

Na noite de 7 de novembro, às 21h30, o Auditório da Faculdade de Engenharia será palco de um concerto de homenagem pela Orquestra Clássica da FEUP, regido pelo Maestro Tiago Moreira da Silva. Com entrada livre, o concerto terá como repertório peças de músicos que também foram cientistas, particularmente químicos.

O programa está em construção, mas fica desde já convidado a acompanhar as novidades que vão prestar homenagem ao investigador que dizia “A ciência não é um entretenimento estéril… A ciência verdadeira é a escola do livre pensamento e, como tal, eminentemente emancipadora”.