Patente desde o dia 5 de junho, na Sala do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto, As Viagens de Abel Salazar: Paris 1934 é uma exposição que tem como mote a publicação Paris em 1934 – recentemente reeditada pela U.Porto Press – que reúne um conjunto de impressões da capital francesa do histórico médico e professor da U.Porto, naquele que foi um designado autoexílio.

A exposição resulta de um projeto pedagógico desenvolvido e coordenado por Hugo Barreira (Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) na Unidade Curricular de Imagem e Contexto II, do Mestrado em História da Património e Cultura Visual, em parceria com a Casa-Museu Abel Salazar e com a Unidade de Cultura da Reitoria da U.Porto, na pessoa da Pró-Reitora para as Infra-estruturas Culturais e Alumni, Olívia Pestana, com a supervisão da Coordenadora Executiva e Cultural da Casa-Museu Abel Salazar, Susana Pacheco Barros.

Partindo do desafio lançado Casa-Museu Abel Salazar e da Reitoria da U.Porto, um grupo de estudantes do do Mestrado em História da Património e Cultura Visual, da FLUP desenvolveu um extenso trabalho de investigação em torno do livro e viagem de Abel Salazar reunindo um conjunto de obras que integram a sua produção plástica, bem como outros materiais e reproduções que resultam da viagem a Paris e/ou a evocam.

Nesta dinâmica de potencialização da experiência didático-pedagógica, em torno da figura e obra de Abel Salazar, através de uma ação na linha metodológica de learning-by-doing, os estudantes foram ainda desafiados a produzir conteúdos que se materializam em contributos para o inventário do acervo da Casa-Museu Abel Salazar e para um conjunto de Roteiros em torno desta figura eminente da Universidade do Porto.

Das múltiplas facetas de Abel Salazar resulta, assim, uma exposição que, em torno da viagem a Paris, convida o visitante a diversas viagens nos campos da História da Arte, do Património e da Cultura Visual, em diferentes tempos e lugares, primeira de muitas em torno desta complexa e fascinante personalidade.

A exposição é constituída por diversos núcleos que rodeiam um Atlas de Memórias de Abel Salazar, evocando as Viagens, os Tempos, as Representações e as Materialidades. Rodeiam-nos também as Tânagras, as mulheres de Paris, principal expressão plástica da viagem e importante núcleo da obra pictórica de Abel Salazar.

Um Laboratório e um espaço de Exílio-Refúgio completam ainda o discurso, convocando duas de muitas dimensões de uma figura poliédrica e impactante que ganha agora, através de um conjunto de novos discípulos, uma nova etapa de caminho na memória da Universidade.

A exposição, com entrada livre, pode ser visitada até 22 de dezembro de 2023, às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, das 14h30 às 17h30.

Mais informações através do e-mail [email protected].