Quando as portas se abrem, é o aumento de espaço – exatamente o dobro face ao que existia – que salta à vista, juntamente com a decoração moderna e a iluminação cuidada. Afinal, qualquer semelhança com o passado soa a mera coincidência na “nova” Loja da Universidade do Porto, que reabriu as portas ao público esta quarta-feira, 19 de outubro, no Edifício Histórico (Reitoria) da U.Porto. Para trás ficam mais de seis meses de uma ampla renovação do espaço, mas não só…

“Tratou-se, em primeiro lugar, de uma reformulação do conceito da loja, que agora reflete plenamente as preocupações da Universidade, nomeadamente no que diz respeito à sua responsabilidade social e ambiental”, começa por apresentar Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros da Cultura e Museus.

Preocupações que se traduzem numa oferta de produtos onde se destacam agora peças e objetos, “na sua maioria, de designers portugueses e fabricados em Portugal”. Por outro lado, “sentimos que a Loja deveria ter mais produtos com a marca U.Porto, capazes de reforçar a identidade da comunidade académica, e que devíamos dar maior visibilidade à atividade da nossa Editora”.

“Por último, queríamos que a loja convidasse os visitantes a descobrir o património da Universidade, nomeadamente as suas estruturas museológicas e culturais”, desvenda a Vice-Reitora.

Uma nova montra para a Universidade

Mas nada melhor do que uma visita à Loja da Universidade para experienciar em pleno um espaço que promete consolidar-se rapidamente como uma referência obrigatória para quem visita a Baixa da cidade.

“Na primeira sala, temos merchandise institucional, com muitos produtos novos explorando as diferentes cores das faculdades”, revela Fátima Vieira. Entre copos, cadernos, roupas  e material escolar, sobressai igualmente a prateleira decorada com as “meias com as cores de todas as faculdades”.

Para além disso, “temos finalmente um espaço amplo para expor os livros da U.Porto Press, bem como artigos relacionados com a Casa-Museu Abel Salazar e com a Fundação Marques da Silva”. A sala acolhe ainda artigos de requinte, como joias em prata e latão, e “outros produtos de excelentes designers”.

Os produtos da marca “U.Porto” são uma das grandes apostas da “nova” Loja da Universidade. (Foto: U.Porto)

As grandes novidades estão reservadas, contudo, para a segunda sala, onde os visitantes são recebidos por um “Gabinete de Curiosidades (um móvel antigo com peças do Museu da História Natural e da Ciência) e um mapa celeste que evidencia as constelações do hemisfério norte”.

Neste novo espaço, refere a Vice-Reitora, é  possível encontrar uma “grande diversidade de artigos relacionados com o Museu, o Jardim Botânico, a Galeria da Biodiversidade e o Planetário, maioritariamente orientados para um público mais jovem”, mas também “lenços e joias inspirados no mundo natural”.

Um ponto de informação sobre a U.Porto

Ao dispor dos visitantes da “nova” Loja está ainda um ponto de informação onde é possível obter informações detalhadas sobre a instituição. Para o efeito, “estará sempre presente uma colaboradora, que terá por missão esclarecer os visitantes quanto à localização e atividades das 14 faculdades, dos 49 centros de investigação e das estruturas culturais da U.Porto”, explica Fátima Vieira.

Por fim, uma visita à loja convida também a conhecer a intensa programação da vizinha Casa Comum. Para tal, a aposta vai incidir “numa articulação estreita entre as exposições patentes nas Galerias I e II e produtos exclusivos da loja”.

De segunda a sábado e à distância de um clique

Feitas as primeiras apresentações, resta dizer que a Loja da Universidade está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h0, e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Quem não puder visitar a loja física pode sempre optar por uma visita à loja online da Universidade, onde encontrará toda a oferta de produtos disponível, incluindo a linha oficial de merchandising da U.Porto, produtos portugueses, livros, joalharia e outras peças de autor.

A Loja da U.Porto faz envios para todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. O prazo de entrega é de, aproximadamente, dois dias úteis.