Ana Rita Gomes, estudante do Programa Doutoral em Biologia Molecular e Celular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, foi distinguida com o o prémio de melhor poster no congresso da International Society for Heart Research – European Section (ISHR-ES), evento que juntou no Porto especialistas de renome a nível internacional  no domínio da área cardiovascular.

A jovem investigadora viu assim reconhecido o projeto de doutoramento que tem vindo a desenvolver no grupo Stem Cells in Regenerative Biology and Repair do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto.

“Ao contrário do coração adulto, o coração neonatal de murganho tem capacidade de regenerar após enfarte do miocárdio. Tirando partido deste modelo, estamos a tentar descobrir novos mediadores de regeneração cardíaca produzidos por fibroblastos”, explica Ana Rita Gomes.

Para tal, “comparamos a resposta dos fibroblastos ao enfarte do miocárdio durante a regeneração do coração neonatal com uma situação de formação de fibrose e perda de função como acontece no adulto”, adianta a doutoranda do ICBAS, que recebeu um prémio pecuniário no valor de 300 euros.

Para Ana Rita Gomes, o galardão atribuído pela ISHR-ES “é o reconhecimento, não só do meu trabalho individual, mas sobretudo de um trabalho que cresceu ao longo dos anos, com contribuições de orientadores, alunos, colegas e colaboradores que me ajudaram a contar uma história sólida e cativante. Fico muito satisfeita por ver recompensada a boa investigação que se faz em Portugal num congresso europeu”.

O futuro apresenta-se promissor uma vez que, encontrando moléculas potenciadoras de regeneração, o objetivo será reativar os programas de regeneração cardíaca no humano após enfarte, e contribuir deste modo para travar o crescimento da mortalidade das doenças cardiovasculares.

O 37.º congresso anual da ISHR-ES, que decorreu entre os dias 10 e 13 de julho, contou também com a participação de Elsa Silva, estudante do 4.º ano do Programa Doutoral em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde do ICBAS. A desenvolver o seu doutoramento no mesmo grupo de Ana Rita Gomes, no i3S, a jovem investigadora foi pré-selecionada para o Young Investigator Award.

No evento esteve igualmente presente Diana Nascimento, investigadora do ICBAS e orientadora dos projetos de Ana Rita Gomes e Elsa Silva. A também investigadora do i3S participou na qualidade de oradora convidada.