A Tonic App, uma spin-off da Universidade do Porto fundada em 2016 e responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma mobile-first que simplifica a prática clínica ao reunir todos os recursos profissionais de que os médicos necessitam no seu dia a dia, é uma das 126 aplicações europeias selecionadas pelo Google Play no âmbito da campanha #WeArePlay. A seleção teve em conta cerca de dois milhões de aplicações existentes em todo o mundo e procurou reconhecer as histórias e a missão de empresas nascidas na Europa.

Pensada com o propósito de ajudar os médicos a serem mais produtivos, a Tonic App – também conhecida como “Google para médicos” – é a plataforma médica com maior crescimento na Europa. Entre os conteúdos colocados ao dispor da comunidade médica incluem-se ferramentas de apoio à decisão clínica, conteúdos educativos, sistema de vídeo-consulta, vagas de emprego, entre outros recursos úteis para o dia a dia dos profissionais de saúde.

Mais recentemente, a plataforma – utilizada por mais de 125.000 médicos – integrou um assistente virtual alimentado por IA que apoia os médicos na recuperação de conhecimento, no resumo de registos clínicos e artigos científicos, na preparação de informações de saúde para os pacientes e na redação de cartas de referência e atestados médicos, entre outras funcionalidades.

Daniela Seixas, fundadora e diretora executiva da Tonic App, destaca a importância deste reconhecimento do Google Play: “O mercado mobile é tão competitivo que este reconhecimento é muito especial para a nossa equipa. Temos trabalhado arduamente nos últimos sete anos para criar um produto que possa realmente facilitar o dia a dia dos médicos. Além disso, este reconhecimento aumenta a credibilidade e a visibilidade da Tonic App, o que é ótimo.”

“A Tonic App é uma excelente ferramenta para os profissionais de saúde em toda a Europa e um parceiro cada vez mais importante do CMI Media Group nas campanhas de comunicação que desenvolvemos para os nossos clientes na Europa. Por isso, estamos entusiasmados por ver a Tonic App receber este reconhecimento da Google”, destaca por sua vez Matthew Durham, Diretor da Global Media, CMI Media Group.

A campanha #WeArePlay está a ser divulgada através dos vários canais do Google Play, que, no passado dia 21 de junho, juntou as 126 empresas selecionadas na Conferência Anual I/O realizada em Amesterdão. A Tonic App esteve representada neste evento por João Oliveira e Éder Franco, Chief Technology Officer (CTO) e Lead Software Engineer da empresa, respetivamente, que tiveram a oportunidade de conhecer as restantes empresas selecionadas e de se inteirar das últimas tendências e inovações tecnológicas apresentadas pela Google.

Para além da Tonic App, o Google Play destacou mais quatro aplicações na categoria médica: a Sirma (Bulgária), a HappyBob (Finlândia), a Selfapy (Alemanha) e a Rention (Roménia na saúde mental).  A lista completa das 126 aplicações selecionadas na Europa pode ser consultada na página da campanha.

A Tonic App foi fundada em 2016 por Daniela Seixas, CEO da empresa e ex-professora auxiliar da Faculdade de Medicina da U.Porto. (Foto: DR)

Sobre a Tonic App

Co-fundada em Portugal em 2016 por Daniela Seixas, CEO, e Andrew Barnes, Christophe de Kalbermatten e Dávid Borsós, a Tonic App apoia os médicos no diagnóstico e tratamento dos seus doentes, bem como nas suas tarefas administrativas e pessoais, reunindo numa única plataforma móvel todos os recursos digitais de que necessitam para o seu dia a dia.

Reunindo atualmente 37 colaboradores, a Tonic App foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão a “abanar a tecnologia em todo o mundo”.

Em 2018, a spin-off da U.Porto recebeu um financiamento de 3,5 milhões de euros numa ronda de investimento série A co-liderada pelo fundo luxemburguês Vesalius Biocapital Partners e pela portuguesa Armilar Venture Partners. Antes, a empresa de Daniela Seixas já tinha brilhado na MEDICA 2018 – a maior feira de saúde do mundo – ao conquistar o segundo lugar na competição de melhor aplicação móvel na área da saúde.

Para mais informações, consultar a página da empresa.