O Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), a unidade de investigação FCT da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, acaba de lançar o seu novo site em www.ceau.arq.up.pt com o objetivo de reforçar o reconhecimento da investigação no âmbito das disciplinas da arquitetura e do urbanismo no, cada vez mais, alargado e complexo, mundo da investigação.

“Renovar em continuidade” foi o princípio que presidiu ao redesenho da nova identidade gráfica do CEAU, que tem vindo a consolidar o seu espaço de influência no sistema de investigação em Portugal e no estrangeiro. Para assegurar o seu reconhecimento nacional e internacional, entendeu-se oportuno, em continuidade com a imagem pré-existente, fortalecer a identidade gráfica do centro em consonância com a nova visualidade do seu website.

O novo site concentra a informação dos diferentes grupos, investigadores, projetos financiados e produção científica do CEAU, recorrendo a processos automáticos de inserção de dados para a atualização contínua dos currículos dos investigadores e estatísticas da produtividade.

O projeto em curso foi desenvolvido por um grupo de trabalho, mobilizado pela Direção do Centro, constituído pelos investigadores José Miguel Rodrigues (Diretor do CEAU), Luciana Rocha e Gisela Lameira e por Maria Rodriques e Raquel Babo (secretariado), contando com o suporte da equipa de gestão CIENCIAVITAE (FCT). O design gráfico foi realizado pelo atelier Nonverbal Club e pelo programador Rafael Gonçalves, em estreita relação com o referido grupo de investigadores.

Sobre o CEAU

A partir de uma visão integrada da disciplina em estreita relação com a didática e as práticas de projeto de arquitetura e planeamento urbano da Escola do Porto, o CEAU visa promover a investigação artística, cientifica, tecnológica e interdisciplinar – em estreita relação com a Arte, a Engenharia, a Geografia, a História, a Filosofia e as Ciências Sociais e Humanas – nos domínios da arquitectura, construção, design, urbanística e áreas afins.

O Centro encontra-se sediado na FAUP em instalações próprias desenhadas para o desenvolvimento de atividades de investigação avançada na área da arquitetura e da urbanística. Nesse sentido, possui salas-ateliê para os grupos de investigação e respetivos projetos em curso, assim como para integrar investigadores individuais que desenvolvam ações de pesquisa em estreita correlação com a atividade do centro.

No total, o centro integra 197 investigadores, dos quais 82 são investigadores integrados doutorados, 44 são investigadores integrados não doutorados e 71 são investigadores colaboradores. A maioria dos investigadores não doutorados desenvolve a sua formação no Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP em relação estreita com o CEAU.

Ainda que o domínio de investigação original do CEAU seja a Aquitectura e o Urbanismo, o centro integra e recebe investigadores de outras áreas disciplinares, designadamente, a Antropologia, a Arqueologia, a Economia, a Engenharia, a Geografia, a História e a Sociologia.

O centro estrutura-se em oito grupos de investigação com a seguinte tematização: “Arquitectura: Teoria, Projecto, História” (ATPH); “Arquitectura e Modos de Habitar” (AMH); “Atlas da Casa” (AdC); “Arte, Arquitectura e Imagem” (AAI); “Laboratório de Fabricação Digital” (DFL); “Morfologias e Dinâmicas do Território” (MDT); “Património da Arquitectura, da Cidade e do Território” (PACT); “Teoria e Práticas de Projecto” (T2P).