O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade Porto (MHNC-UP) apresenta um novo desafio para os jovens dos 5 aos 15 anos de idade. Explorar a história natural e a ciência diretamente no terreno, através de três ciclos de atividades que irão decorrer até 2024: “Colecionar o mundo”, “Dar a conhecer o mundo”, “Explorar o mundo”. O primeiro arranca em setembro de 2023 e as inscrições já estão abertas.

O novo programa educativo do MHNC-UP vai dar aos “pequenos naturalistas” a oportunidade de entrar nos espaços, conhecer os acervos do Museu e a respetiva equipa que com eles trabalha.

Através da curadoria, da conservação, da investigação e da comunicação esta é uma oportunidade a não perder de explorar as atividades que, diariamente, se realizam no Museu de História Natural e Ciência.

Porque colecionamos objetos?

No primeiro ciclo do programa Pequenos Naturalistas vamos viajar até o misterioso universo das coleções museológicas. Quem coleciona ou colecionou objetos, em alguma altura da vida, apaixonou-se por eles, pelo que é fácil perceber o entusiasmo de quem coleciona. Como é que isto se processa num museu?

Nesta atividade será possível compreender como se constrói, protege e divulgam as coleções de objetos que nos permitem conhecer e dar a conhecer o mundo. Objetos que, num museu de história natural, podem ser minerais, fósseis, artefatos, animais, plantas e outros. Será possível conhecer as pessoas que trabalham com estes objetos e os procedimentos devem seguir para garantir a sua conservação.

O novo programa vai levar os mais jovens a conhecer as coleções do Museu de História Natural e Ciência da U.Porto.

Ao longo de um ano, vamos desvendar os bastidores do MHNC-UP, ou seja, explorar as coleções, desde a mineralogia à paleontologia, passando pela arqueologia, etnografia, zoologia e botânica, descobrir a que áreas científicas pertencem e sem esquecer a instrumentação científica. Para isso, convidaremos os Pequenos Naturalistas a tornarem-se curadores e conservadores.

Um naturalista não se mede aos palmos!

As nossas propostas vão bem para lá de “colecionar” o mundo. Há muito mais para aprender, para diferentes gostos e idades. Primeiro passo: O que vamos explorar? De dia e de noite, vamos observar e documentar a bio e geodiversidade de locais selecionados. Há exploradores à tua espera e experiências para partilhar contigo. Com a paixão de quem tem tudo ainda para descobrir.

Depois, vai ser necessário dar a conhecer este mundo. Porque se comunica o que se descobre? Como se faz? Vais conhecer equipas de comunicação, mediação cultural e outros convidados especializados em diferentes áreas da promoção cultural e científica, educação, investigação, música, artes visuais e performativas, multimédia, entre muitas outras.

Explorar o Mundo e Dar a Conhecer o Mundo são os outros dois ciclos que temos na preparados para o ano de 2024. Os ciclos funcionam em formato de academia, com sessões regulares ao longo do ano, com exceção do último, que funcionará como um campo de férias.