O projeto de investigação ATLANTIDA reuniu os esforços de mais de 160 investigadores do consórcio UNorte.pt (universidades do Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) com o objetivo declarado de desenvolver uma plataforma para a monitorização do Oceano Atlântico Norte e ferramentas para a exploração sustentável dos recursos marinhos

O evento final do projeto decorreu no dia 12 de julho, nas instalações do CIIMAR no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, contando com a participação de mais de 120 investigadores.

Coordenado pelo Vitor Vasconcelos, o ATLANTIDA reuniu 160 investigadores do consórcio UNorte.pt.

Numa sessão que teve como propósito apresentar as principais conclusões das 5 linhas de investigação do ATLANTIDA, foi possível conhecer os novos dados, informações e produtos recolhidos pelo projeto, nomeadamente no que toca a ameaças à biodiversidade, mudanças climáticas, gestão sustentável de recursos e energia renovável.

Os investigadores concentraram-se em espécies e ecossistemas emergentes e pouco estudados no Oceano Norte-Português, estimando os impactos de microplásticos e outros contaminantes nesta área do Atlântico.

No âmbito do projeto, foram ainda criadas ferramentas para o crescimento sustentável da aquacultura e desenvolvidos biobancos de organismos marinhos. Por fim, fez-se a valorização da biomassa marinha, explorando-a em termos de aplicações biotecnológicas, tais como a farmacêutica, a industrial e ambiental – bioremediação.

Além das apresentações orais, o evento contou com uma mostra de posters sobre as conclusões das 5 linhas de investigação do projeto.

A sessão de abertura do evento final do ATLANTIDA contou com as intervenções do coordenador do projeto e diretor do CIIMAR, Vitor Vasconcelos, do vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Porto, Pedro Rodrigues, e do pró-reitor para as Infraestruturas e Projetos Científicos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Jaime Sampaio.

O projeto ATLANTIDA, com a referência NORTE-01-0145-FEDER-000040, foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa NORTE 2020.