Liderado pela investigadora e docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) Alexandra Lopes, o projeto LeTs-Care acaba de conquistar um financiamento da Comissão Europeia de quase 3 milhões de euros, no âmbito do Programa Horizonte Europa.

LeTs-Care é um projeto de investigação fundamental que reúne um consórcio de 8 universidades e 12 parceiros do tecido empresarial e da comunidade que irá debruçar-se, ao longo dos próximos 3 anos, sobre a temática geral das políticas e das práticas em matéria de cuidados continuados para pessoas em situação de dependência. O objetivo declarado é trazer um contributo de fundo para o avanço do conhecimento ao serviço da concretização da Estratégia Europeia para o Setor dos Cuidados.

As sociedades europeias encontram-se numa janela de oportunidade para o avanço das políticas e práticas em matéria de cuidados sociais e de saúde para pessoas com dependências. A pandemia tornou clara a necessidade de serviços acessíveis, económicos e de qualidade; a necessidade de mais igualdade, proteção e inclusão das pessoas que necessitam de cuidados, dos cuidadores informais e dos prestadores de cuidados; e a necessidade de sustentabilidade. Para atingir estes objetivos, os decisores políticos, os atores no terreno e os investigadores devem compreender os desafios que se colocam, os padrões e os fatores de desigualdade nos cuidados prolongados, o potencial contributo das práticas emergentes e o desenvolvimento de práticas sustentáveis contextualizadas.

O projeto LeTs-Care combinará, de uma forma original, uma abordagem etnográfica com a análise de indicadores territoriais e uma análise qualitativa / fuzzy-set para proporcionar uma compreensão nova, aprofundada e reflexiva dos desafios dos cuidados de longa duração e da sua diversidade em 7 países europeus. O estudo irá desemaranhar os significados dos conceitos de cuidados sociais e de saúde prolongados e esclarecer como, por exemplo, “cuidados” ou “cuidados integrados” têm significados diferentes em contextos diferentes. LeTs-Care produzirá novos dados e uma nova abordagem às desigualdades territoriais nos cuidados prolongados, aos seus fatores e interdependências.

O projeto envolverá 18 estudos etnográficos a práticas de cuidados destinadas a melhorar o bem-estar dos utilizadores de cuidados, dos prestadores de cuidados e dos cuidadores informais. Estes estudos de caso etnográficos permitirão compreender as tensões, os compromissos e as escolhas subjacentes a estas práticas e desenvolver recomendações políticas sensíveis ao contexto. Por fim, o projeto irá além das abordagens às “melhores práticas”, desenvolvendo uma nova abordagem reflexiva para a aprendizagem e disseminação de políticas, assim como um conjunto de ferramentas concretas para auxiliar investigadores, decisores e prestadores.

LeTs-Care baseia-se numa parceria forte e alargada entre instituições académicas e os principais atores sociais envolvidos no ecossistema dos cuidados sociais e de saúde, envolvendo, ainda, os decisores políticos. Esta sólida parceria vai permitir a coprodução de conhecimentos, aumentar a relevância da investigação e fazer a diferença. O compromisso do projeto com a ciência aberta maximizará o seu impacto e informará as políticas de cuidados na agenda dos próximos anos e no decurso da implementação da recém-aprovada Estratégia Europeia para os Cuidados.