Mais de uma dezena de personalidades ligadas à Universidade do Porto foram distinguidas este ano na cerimónia de entrega das Medalhas Municipais do Porto, atribuídas pela Câmara Municipal às pessoas e instituições que se notabilizaram pelos seus méritos ou feitos cívicos.

Num ano particularmente dedicado à música, o mais alto título honorífico do Porto, a Medalha de Honra da Cidade, foi este ano atribuída a Pedro Abrunhosa, Rui Reininho, a banda GNR e ao maestro José Luís Borges Coelho, fundador e regente do Coral de Letras da Universidade do Porto.

A música, a história, o ensino e a participação cívica cruzam-se no percurso de José Luís Borges Coelho, tendo quase sempre a Universidade do Porto como pano de fundo. Autor de uma vasta obra de estudo e divulgação da música portuguesa, nomeadamente através da sua atividade no Coral de Letras, que dirige desde a sua fundação em 1966, o licenciado em História da FLUP havia sido já homenageado pela própria U.Porto com a atribuição do título de Doutor Honoris Causa.

Fernanda Ribeiro, docente e antiga diretora da Faculdade de Letras, foi uma das distinguidas com a Medalha Municipal de Mérito. (Foto: Câmara Municipal do Porto)

Também com uma vida de ligação à cultura e à FLUP, Fernanda Ribeiro, professora catedrática e a mais recente diretora da faculdade, foi uma dos cinco docentes da Universidade do Porto homenageados com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito.

A acompanhá-la estiveram João Pedro Matos Fernandes, professor convidado da Faculdade de Engenharia e antigo ministro do Ambiente, José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC e professor catedrático aposentado da FEUP, Mário Bismarck, artista plástico e docente da Faculdade de Belas Artes, e Paulo Pinho, especialista em engenharia civil e professor catedrático aposentado da FEUP.

Paul Symington, membro do Conselho de Curadores da U.Porto, foi outro dos distinguidos da sessão. (Foto: Câmara Municipal do Porto)

A Medalha de Mérito Municipal foi ainda entregue este ano a António Parada, licenciado em Biologia pela FCUP e diretor-geral da Fairjourney Biologics, Cristina Grande, licenciada pela FLUP,  antigo membro do Conselho Geral da U.Porto e coordenadora do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves, Inês Lourenço, poeta e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela FLUP, Paul Symington, empresário, antigo vice-presidente do Conselho Geral e atual membro do Conselho de Curadores da U.Porto, e Tiago Violas Ferreira, licenciado em Gestão pela FEP e diretor do grupo Violas Ferreira.

Realizada, como habitualmente, no dia 9 de julho – data histórica da entrada do exército liberal de D. Pedro na cidade –, a cerimónia de entrega das Medalhas Municipais distinguiu um total de 44 personalidades e instituições. Coube ao Presidente da Câmara, Rui Moreira, e ao Presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo (antigo Reitor da U.Porto), a entrega das medalhas aos homenageados, na presença de todo o executivo municipal.

A cerimónia de entrega das Medalhas Municipais realiza-se na presença de todo o executivo municipal do Porto. (Foto: Câmara Municipal do Porto)