O Fraunhofer Portugal Challenge está de regresso para a sua 14.ª edição e, à semelhança de anos anteriores, continua à procura daquelas que são as ideias tecnológicas com maior potencial em Portugal. A iniciativa vai atribuir um total de nove mil euros em prémios científicos aos vencedores das duas categorias.
Este concurso é promovido pelo Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), instituto de investigação instalado na UPTEC – Parque de CIência e Tecnologia da Universidade do Porto, e tem o objetivo de motivar e premiar a investigação de utilidade prática, através da atribuição de prémios científicos a mestrandos e investigadores de instituições de ensino superior portuguesas nas áreas científicas de Human-Centred Design, Inteligência Artificial e sistemas ciber-físicos.
Para além do já existente Prémio Dissertação de Mestrado, onde vão a concurso as melhores ideias apresentadas por mestrandos e cuja tese de mestrado foi desenvolvida tendo em vista a investigação de utilidade prática, há uma nova categoria disponível: o Student Award, reservado para o estudante de mestrado com a ideia mais promissora, não necessitando, para isso, de ter a sua tese de mestrado concluída para entrar no concurso.
Para a categoria Prémio Dissertação de Mestrado, o Fraunhofer Portugal Challenge vai atribuir um total de 6.000 euros em prémios científicos, divididos pelos três primeiros classificados. Por sua vez, o Student Award é composto por mentoria – ministrada por especialistas da FhP-AICOS – e um prémio no valor total de três mil euros.
O período de tutoria, até ao máximo de seis meses, será determinado de acordo com a disponibilidade do aluno e do plano de trabalho definido com os especialistas do FhP-AICOS.
As inscrições para ambas as categorias estão abertas até 31 de julho de 2023, e podem ser feitas na página da iniciativa.