A UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vai organizar, no próximo dia 5 de julho, um Pitch Day com os dez projetos que participaram na mais recente edição da Escola de Startups para Investigadores. O evento de encerramento do programa, financiado pelo POCH: Programa Operacional Capital Humano – PT2020, decorrerá no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.
Uma solução de cibersegurança, uma plataforma de cocriação e mediação artística, um rastreador de pegada de carbono na venda de madeira, o uso de declarações ambientais em materiais de construção, um dispositivo vestível para o cuidado de saúde de idosos, um minissistema de bioengenharia que imita o ambiente do intestino humano, realidade virtual versada em aconselhamento psicológico, um projeto de rastreio e diagnóstico precoce de causas de cegueira irreversível, uma proposta de apoio a criativos com negócios de base artesanal e uma linha de snacks saudáveis são as dez ideias a concurso.
Este programa arrancou em fevereiro de 2023 e permitiu que os 30 participantes – divididos entre as dez equipas finais, de quatro nacionalidades distintas – tivessem acesso a ferramentas para criar soluções inovadoras, validar modelos de negócio e tornar projetos de investigação em negócios bem-sucedidos.
Os 12 workshops e as cinco sessões de tutoria por projeto, realizadas desde fevereiro, abordaram áreas como ideação, desenvolvimento e validação de modelos de negócio, preparação para investimento, marketing, economia comportamental, prática de expressão verbal e corporal, realidade virtual e aumentada, blockchain e web3, sustentabilidade e biotecnologia, proteção de propriedade intelectual e treino de pitch, e contaram com oito formadores, nove oradores a partilhar casos, e a tutoria de três elementos da equipa UPTEC.
Os resultados deste trabalho serão então conhecidos neste evento final, aberto a toda a comunidade. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia.
Conheça os projetos finalistas
– Asset Shield é uma solução de cibersegurança que permite às empresas gerir e reforçar, sem esforço, a segurança dos seus ativos digitais num cenário online cada vez mais complexo. Através do uso de tecnologias avançadas e funcionalidades intuitivas, oferece uma defesa robusta contra ameaças cibernéticas, garantindo a segurança e a proteção de dados valiosos.
– Bandua é uma plataforma comunitária para a cocriação e mediação artística e cultural, criada em Vila Nova de Gaia com o objetivo de equilibrar o acesso à cultura junto da população dessa cidade, trabalhando tanto com criadores como com consumidores em torno das necessidades desta comunidade.
– Certificado Verde permite o rastreamento de informação de transporte, a fim de identificar a pegada de carbono associada à madeira em venda. A sua plataforma online de divulgação da informação permite a facilitação de venda e compra de madeira.
– DAPit cria declarações ambientais de produto para materiais de construção. Estas declarações consistem numa espécie de ciclo de vida para quantificar a pegada ambiental gerada pelo produto em questão, ajudando as empresas a tomarem decisões mais sustentáveis quanto aos seus fornecedores de produtos e serviços.
– Health Wearable é um dispositivo vestível apropriado para o cuidado de saúde de idosos.
– LeGUT é um minissistema de bioengenharia que imita, com precisão, o complexo ambiente do intestino humano. Oferece uma solução rápida, fiável e económica para identificar e compreender as intolerâncias alimentares com uma precisão sem precedentes.
– MetaHelp é uma plataforma de realidade virtual que fornece sessões de terapia para pessoas que procuram aconselhamento psicológico num ambiente imersivo, proporcionando a sensação de escapismo através de espaços virtuais personalizáveis.
– Peeking Window é um projeto empresarial que promove o rastreio e o diagnóstico precoce das principais causas de cegueira irreversível no mundo, como o Glaucoma e a Retinopatia Diabética, através de serviços de software fiáveis baseados em Inteligência Artificial.
– Rede DIA – Design, Inovação e Artesanato é uma plataforma que apoia criativos, crafters e makers na criação e na sustentabilidade dos seus negócios de base artesanal, oferecendo oportunidades de formação e desenvolvimento profissional, rede de relacionamentos, networking e apoio ao negócio.
– Snackisy é uma linha de snacks saudáveis (ricos em proteínas, fibras e minerais), fáceis de preparar e transportar e que proporcionam aos consumidores uma experiência e textura únicas. Os snacks vegan têm embalagens biodegradáveis, garantindo um compromisso com a sustentabilidade do planeta.
Os vencedores deste programa terão acesso a prémios monetários — o primeiro lugar tem direito a 2.500 euros, o segundo lugar recebe 1.500 euros, enquanto o terceiro lugar receberá 500 euros — e quatro meses de incubação gratuita em cowork na UPTEC.
Os vencedores que sejam estudantes ou investigadores com ligação à Universidade do Porto vão ter ainda a oportunidade de participar gratuitamente na edição deste ano da European Innovation Academy.