As celebrações dos 15 anos da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto tiveram o seu ponto alto no passado dia 20 de junho, na UPTEC Asprela I, com a realização da cerimónia de apresentação do estudo de impacto económico para o ano 2021, e com o concerto do cantor português EU.CLIDES. Evento que fecharam, com chave de ouro, um programa de celebrações que se prolongou entre outubro de 2022 e junho deste ano.

A iniciativa 15 anos. 15 eventos incluiu mostras de startups, exposições artísticas, voluntariado corporativo, sessões sobre investimento e talento, debates sobre ESG (do inglês ambiente, social e governação), meetups do ecossistema de inovação ou conversas sobre Diversidade e Inclusão, entre outras.

As honras de abertura da cerimónia comemorativa dos 15 anos da UPTEC couberam ao Reitor da Universidade do Porto (U.Porto), António Sousa Pereira, que, perante uma plateia repleta, revelou-se satisfeito pelo sucessivo concretizar de uma das principais missões da U.Porto: a valorização económica e social do conhecimento.

“A UPTEC é um dos mais importantes mecanismos de desenvolvimento socioeconómico da área metropolitana do Porto, do Norte e do País. Constitui o centro nevrálgico da estratégia, inovação e serviço à sociedade da Universidade do Porto”, enalteceu o Reitor.

António de Sousa lembrou ainda o papel da UPTEC enquanto “estrutura fundamental no fomento do empreendedorismo e da inovação, entre os membros da comunidade académica, proporcionando condições para a incubação de startups, para o apoio à transferência de tecnologia e para criação de valor às empresas, através de serviços de investigação, desenvolvimento e inovação. Aqui, os empreendedores encontram apoio para transformar as suas ideias em projetos empresariais sólidos.”

António de Sousa Pereira sublinhou o papel da UPTEC na transferência de conhecimento entre a academia e a sociedade. (Foto: UPTEC)

Um berço de inovação na U.Porto e na cidade

De seguida, foi a vez do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, que enfatizou o papel que a UPTEC tem no dinamismo e captação de talento para a cidade.

“Graças à UPTEC, muitos jovens puderam aplicar o seu conhecimento em projetos empresariais, muitas startups aceleraram e ganharam escala e competitividade, muitos empregos qualificados e duradouros foram criados, muito talento, muito capital e tecnologia fixou-se na cidade “; frisou o autarca.

Segundo Filipe Araújo, “a UPTEC está a impulsionar aquilo que é a transição do tecido empresarial do Porto, e da região norte, para uma economia de conhecimento, transição essa que decorre do crescimento das atividades empresariais ligadas a setores de valor acrescentado, intensivos em inovação e com perfil tecnológico.”

Por sua vez, Joana Resende, Presidente da UPTEC e Vice-Reitora da Universidade do Porto, abordou a importância do que já foi alcançado no passado, e o potencial presente e futuro da instituição: “A UPTEC tem o desígnio de trabalhar em prol de alimentar, de forma constante, esta comunidade empreendedora. É um orgulho encontrar-me com empreendedores de grande sucesso que recordam, com saudade, os tempos da UPTEC. O quão importante foi a passagem pelo nosso Parque de Ciência e Tecnologia e a disponibilidade permanente para colaborarem”.

“O talento que nós temos neste distrito de inovação, neste raio de um quilómetro quadrado, pleno de estudantes, docentes, investigadores, estruturas de inovação é uma vantagem competitiva que nós devemos saber reconhecer, alimentar e valorizar”, sublinhou.

A cerimónia comemorativa dos 15 anos da UPTEC juntou dezenas de “atores” do ecossistema empreendedor da U.Porto. (Foto: U.Porto)

A fechar a cerimónia, a diretora de negócios da UPTEC, Maria Moura Oliveira, apresentou os dados relativos ao estudo de impacto económico, que demonstram o peso da instituição na economia portuguesa. Seguiu-se um showroom com cinco exemplos de negócios incubados na UPTEC, nomeadamente Agit, AgroGrin Tech, ByAR, Eptune Engineering e DigestAID, que apresentaram as suas ideias aos convidados presentes.

Encerrada a primeira fase das festividades, seguiu-se o concerto de EU.CLIDES, músico português que deu um espetáculo gratuito e aberto ao público, abrindo as portas do berço da inovação à cidade.

Perante uma plateia que dançou ao som da música de um dos talentos emergentes da música portuguesa, o jardim do UPTEC Asprela I foi invadido por boas sensações naquela hora de concerto.

UPTEC: 15 anos a inovar

Fundada em 2007, a UPTEC tem fomentado nos últimos 15 anos, a criação e o desenvolvimento de projetos empresariais nas áreas das artes, ciências e tecnologias e acolhido centros de inovação de empresas nacionais e internacionais.

Desde a sua criação, a UPTEC já apoiou mais de 700 projetos empresariais, graduou 98 empresas e contribuiu para a criação direta de mais de 3600 novos postos de trabalho, 86% dos quais altamente qualificados.