Pode a Arquitetura transformar as cidades e as sociedades que a habitam? E, nesta relação, que peso têm as ações de quem habita o espaço e, assim, lhe atribui significado? Está lançada a semente para o fruto que se quer colher: Vamos pensar em arquitetura para lá da forma construída. Onde a vida acontece é o tema desta 10.ª edição do Arquiteturas Film Festival. A Open Call desta edição recebeu 183 candidaturas, das quais foram secionados 19 filmes de 16 países diferentes. Para ver na Casa Comum dias 29 e 30 de junho.

O tema do festival, Onde a vida acontece, foi subdividido em diferentes perspetivas, daí que os filmes tenham sido organizados por sessões temáticas: Futuros, Sinfonias, Memórias, Empatia, Materiais, Comunidades e Olhar Feminino.

Programa de Competição acontece na Casa Comum

Portugal está representado na secção de competição desde Arquiteturas Film Festival 2023 com dois filmes: Reconstrução (2022), curta metragem experimental de Francisco Noronha, e 2ª Pessoa (2022), curta-metragem, de ficção, de Rita Barbosa. A seleção inclui também o documentário filmado na Tailândia Big Ears Listen With Feet, dos Beka & Lemoine. Entre os filmes selecionados, destacam-se os já premiados Lines (2021), de Barbora Sliepková ou 3xShapes of Home de Elisabeth Brun.

Os filmes passam dias 29 e 30 de junho. A primeira sessão, do dia 29, arranca 15h45 e prolonga-se até às 16h50 (Futuros); das 17h15 às 18h45 serão projetados os filmes da secção Sinfonias e, das 21h15 às 22h45, a última sessão do dia será dedicada ao tema da Empatia.

No dia seguinte, 30 de junho, as sessões acontecem no mesmo horário: das 15h45 às 16h40, as sessões vão abordar a questões relacionadas com Materiais; das 17h15 às 18h45 será o tema das Comunidades a dominar a tela; das 19h15 às 20h25 os filmes serão enquadrados na temática da Memória; e, para terminar, das 21h15 às 22h40, vamos ficar com o Olhar Feminino.

Lines, de Barbora Sliepková, é um dos filmes que vão passar pela Casa Comum. (Foto: DR)

Vão ser atribuídos prémios nas categorias de Melhor Documentário, Melhor filme Experimental, Melhor Ficção, Consciência Social (filmes que abordem questões de justiça social e espacial, igualdade e diversidade cultural) e Prémio do Público (de acordo com os votos do público que será convidado a votar após cada sessão).

Os filmes vencedores serão anunciados no final do dia 30 de junho.

Cinco dias ao sabor da imagem em movimento

O Arquiteturas Film Festival 2023  dura cinco dias, de 27 de junho a 1 de julho de 2023, recorre ao poder da imagem em movimento como ferramenta de promoção da arquitetura e vai espalhar-se por diferentes espaços da cidade.

Para além da apresentação dos filmes e das conversas que se seguem às projeções, também haverá passeios e, até, a inauguração de instalações.

Para mais informações, consultar a página do evento.